top of page

Inteligência Artificial (IA) deve ter sua evolução interrompida?

Atualizado: 8 de jun. de 2023


Celina Gomes para BlogFpM.


Depois do enorme impacto de ferramentas geradoras de textos e imagens a partir de descrições e requerimentos descritos em linguagem coloquial, cientistas, empresários e intelectuais divulgaram um comunicado onde pedem a interrupção das pesquisas em IA.


Mais de dez mil pessoas, entre elas o empresário Elon Musk e o intelectual Yuval Noah Harari, assinaram o documento que pede interrupção “pública e verificável” por 6 (seis) meses no treinamento de ferramentas em sistemas baseados em IA. A motivação para a iniciativa é a falta de visibilidade dos efeitos da utilização da ferramenta para a sociedade e para a humanidade, ocasionando riscos ainda não mensuráveis.


Inteligência Artificial


A iniciativa tem fundamento, uma vez que há alguns anos, quando do início das redes sociais, não imaginávamos que poderiam ser o veículo para a polarização política, principalmente quando associada a algoritmos baseados justamente em IA. O próprio WhatsApp, uma ferramenta de mensagens, é utilizado também como rede social. Poderíamos estender o raciocínio para outras tecnologias e suas consequências em um passado recente.


O fato é que a inovação tem estado bastante acelerada, e os governos em geral estão bastante defasados no que diz respeito a regulamentação. Tecnologias por si só não são positivas ou negativas, mas a utilização que se faz delas e a regulamentação faz-se necessária.


Ao mesmo tempo, a IA generativa tem o poder de elaborar diversas atividades até então feitas por profissionais, e os impactos sociais também devem ser avaliados. Vale lembrar que grandes invenções do passado, como a imprensa, máquinas a vapor, eletricidade e a computação também tiveram grandes impactos na sociedade, conforme já mencionado anteriormente neste espaço.


Apesar de todas as questões, não acreditamos que seja possível a interrupção das pesquisas, mas acelerar o debate sobre a utilização da IA, os impactos imediatos sobre a utilização atual e a definição de princípios e diretrizes para embasar desenvolvimentos futuros. Quais serão eles? Não sabemos!

 

Fonte da Imagem: Freepik

 
9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page