• FpM

Intranet Corporativa – Ainda faz sentido?

por Celina Gomes para FpM.

Após o advento da internet, as empresas decidiram criar espaços “virtuais” internos, para compartilhar informações, e que pudesse ser acessado por um browser* , como o Internet Explorer, Chrome, ou Safari, dentre outros.

Estas intranets eram utilizadas como “murais”, para o funcionário consultar catálogos de ramais, informações tais como contracheques, repositório de normas e procedimentos. Na realidade, a comunicação fluía em apenas um sentido, o da empresa para o funcionário. No caso de haver um canal do tipo “fale conosco”, a comunicação era direcionada para o já tradicional e-mail. Este tipo de ferramenta teve um alcance limitado para atingir os funcionários.


Comunicação nas empresas. Digital workplace -  Intranet ainda faz sentido?

Com o advento dos blogs, das redes sociais, de ferramentas como Wikipedia a comunicação corporativa foi revista, para permitir comunicação em mão dupla e engajar os funcionários e melhorar a comunicação corporativa.


As novas plataformas, bastante semelhantes às redes sociais que conhecemos, permitem a criação de grupos para troca de mensagens e informações, criação de wikis* corporativas, transmissão de lives*. O novo conceito é o de digital workplace, onde o colaborador encontrará o conteúdo, mas também ferramentas de comunicação. Espera-se que este tipo de ferramenta diminua consideravelmente a quantidade de e-mails.


E a intranet tradicional?

Em nossa visão, estas duas abordagens não são excludentes, e acreditamos ser necessária tanto a comunicação institucional e um repositório das normas corporativas, quanto a interação e compartilhamento de informações entre colaboradores, tão necessárias na nova economia digital.

* Browser ou navegador é um programa que permite a navegação pela internet, ou seja, é responsável pela comunicação entre servidores, tornando possível o acesso a sites.


* Wiki é um termo de 1994, criado pelo programador Ward Cunningham, que significa websites colaborativos, são aqueles cujo conteúdo pode ser coletivo, ou seja, ter participação de vários usuários.


* Live é um recurso que permite que as pessoas façam vídeos ao vivo e sejam publicados nas redes sociais. Uma vez gravadas, ficam disponíveis para acesso posterior.

Fonte da Imagem: Digital Workplace,

#Tecnologia #Intranet #RedeSocial #Digitalworkplace #Browser #Wiki #Live #CelinaGomes

16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo