Marcação na Curva e a Mercado
- FpM
- 9 de jun.
- 2 min de leitura
Como se determina o valor de um título de renda fixa (RF) no tempo? Vamos conhecer as duas formas de marcação, na curva e a mercado.

Marcação na Curva é um método de avaliação de títulos de renda fixa que permite ao investidor acompanhar a rentabilidade do seu investimento ao longo do tempo, independentemente das flutuações do mercado.
Exemplo de marcação a mercado: CDB (Certificado de Depósito Bancário) pré-fixado
• Valor nominal (valor no momento da compra): R$ 10.000
• Taxa de juros: 10% ao ano no regime de juros compostos
• Prazo: 3 anos
• Valor futuro: o valor no final do período contratado será R$ 13.310, desconsiderados custos e impostos. Os juros se acumulam diariamente.
Marcação a Mercado (MaM) é um método de avaliação de ativos financeiros, que reflete o preço de mercado desses ativos em um determinado momento. Em outras palavras, MaM mostra quanto valeria o seu investimento a cada dia.
Imagine o mesmo título de renda fixa prefixado do exemplo acima. Se as taxas de juros do mercado subirem, o valor do seu título provavelmente cairá, pois novos títulos com taxas mais altas serão mais atrativos para o investidor. A MaM refletirá essa queda no preço do seu título.
Fatores que influenciam a marcação a mercado
• Oferta e demanda: se mais pessoas querem comprar um ativo do que vender, o preço tende a subir, e vice-versa.
• Condições econômicas: taxa de juros, inflação, crescimento do PIB, taxa de câmbio, e outros indicadores econômicos podem influenciar o preço dos ativos.
• Risco de crédito: percepção de risco de crédito de um emissor de título ou de uma empresa listada em bolsa afeta o preço de seus ativos.
• Eventos específicos: notícias sobre empresas, setores ou eventos geopolíticos podem causar flutuações nos preços dos ativos.
Comparação entre as metodologias de Marcação na Curva com Marcação a Mercado
As duas metodologias são importantes e se complementam. Enquanto marcação na curva, oferece uma visão mais estável e previsível do investimento. A marcação a mercado, por outro lado, está sujeita as condições do momento.
Caso o investidor resolva liquidar uma posição antes do prazo, o valor negociado será do valor a mercado. Portanto, é fundamental para saber o valor do patrimônio no momento da venda.
Dese jan/23 é obrigatório, pela Anbima que as instituições financeiras forneçam a marcação de mercado de debêntures, CRIs, e CRAs. Até esta data a exigência existia somente para fundos de investimento e carteiras administradas.
Na prática, se os títulos forem mantidos até a data de vencimento, no valor recebido será o combinado no momento do investimento.
A marcação a mercado é uma ferramenta essencial para investidores e gestores de carteiras, pois oferece uma visão do valor dos ativos em um determinado momento.
Fonte da Imagem: Funcef
Comments