• FpM

Metodologia Ágil, uma Visão inicial.

Atualizado: 25 de Jun de 2019

por Celina Gomes para FpM.

Nesta época de rápida evolução tecnológica, onde as inovações de ontem são rapidamente suplantadas, como garantir a evolução do seu negócio e poder oferecer produtos e serviços que continuem sendo relevantes para o seu cliente?


Algumas técnicas, nem tão novas, ganharam fôlego nesta época tão acelerada, onde o diferencial de um produto pode estar em sua chegada ao mercado antes dos concorrentes.


A Metodologia Ágil, concebida a partir do Manifesto Ágil em 2000, prega que o importante é a entrega, e que esta deve ser feita em entregas frequentes, todas agregando valor ao cliente. É um contraponto à metodologia em cascata, que tem fases definidas, em sequência, com escopo definido.


A questão em relação à metodologia tradicional é que ela é baseada na premissa de que o escopo é fixo durante todo o projeto e que o cliente vai nos informar sobre suas necessidades no início do projeto.



Sabemos que muitas vezes, não é o que ocorre. Assim, uma interação mais frequente, com entregas que vão validando os objetivos do negócio, pode trazer ganhos à medida que os clientes, vendo os resultados, vão ajustando o produto e testando o mercado.


Naturalmente, será necessário que haja transformações nos processos que dão suporte ao desenvolvimento do produto, tais como compras, aprovações de orçamento. A alocação de times dedicados também é um desafio para sua implantação, em uma época de equipes enxutas.


Recomenda-se que este tipo de abordagem comece em células separadas: no caso de desenvolvimento de software, a área de Tecnologia de Informação segue com a estrutura tradicional e cria outro fluxo para a abordagem ágil. É a chamada TI bimodal.


Uma questão que sempre confunde é que ágil não quer dizer mais rápido. Não se deve gerar expectativas exageradas com a metodologia. O que ela promete é mais agilidade na detecção de erros, produtos que podem não ter aceitação, abordagens de mercado equivocadas.


A Metodologia Ágil está na moda, mas devemos conhecer seus fundamentos e potencialidades para que se possa aproveitar as vantagens desta abordagem.

Fonte da Imagem: Wix Reunião

#Tecnologia #Inovação #Metodologia #Ágil #CelinaGomes

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ