top of page

O que foi a SXSW 2024?

Atualizado: 20 de abr.

Celina Gomes para BlogFpM.


Neste mês de março aconteceu na cidade de Austin, Texas (EUA) a SXSW - South by Southwest, um evento que inicialmente era uma conferência sobre mídia e música, no final dos anos 80, e evoluiu para a tecnologia.


Este ano de 2024, o foco foi a evolução da tecnologia e identificação de um superciclo de inovação. Vale notar a grande presença de brasileiros no evento.


Superciclo de inovação.

De acordo com a futurista Amy Webb, houve anteriormente ciclos de crescimento puxados por uma tecnologia, por exemplo, o motor a vapor na revolução industrial (depois houve outras ondas), a internet que criou e alterou mercados e funções na economia.

Agora, ela vislumbra 3 principais tecnologias: a biotecnologia, a Inteligência Artificial (IA), e ecossistemas de coisas conectadas.


Os temas relacionados a elas abrangem:

  • a relação entre IA e pessoas, inclusão digital,

  • riscos éticos da IA,

  • as realidades virtuais, estendida e aumentada,

  • células solares mais eficientes,

  • edição genética,

  • bombas de calor e

  • evolução dos sistemas geotérmicos.

Naturalmente a base deste superciclo é a Inteligência Artificial.


Foram ressaltados os vieses da IA e seus riscos, dentre eles a falta de responsabilização pelo conteúdo publicado, e pelas decisões tomadas através do uso de ferramentas de IA. A IA generativa não será usada apenas para apresentações e trabalhos de escritório, mas estará embutida em outras aplicações e tomadas de decisão em diversos tipos de operação, sejam financeiras, ligadas a cidades, saúde e outras do nosso dia a dia.


Em relação à utilização das ferramentas, prevê-se que a interface com ferramentas generativas irá evoluir da escrita de um prompt para outros tipos como a descrição de um conceito. Também os LLM (grandes modelos de linguagem) irão evoluir para modelos de ação (LAM), com mais informações obtidas para gerar as informações necessárias.


 

Para saber mais, links com acesso em 31/03/2024

 

Fonte da imagem: Freepik

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page