top of page
  • Foto do escritorFpM

Tendências de Tecnologia para 2024

Atualizado: 18 de dez. de 2023

Celina Gomes para BlogFpM.


O Gartner Group divulgou recentemente as prováveis tendências de tecnologia para 2024. Não é surpresa que a maioria está relacionada com a Inteligência Artificial. Vamos recordar que a inteligência artificial não foi algo que surgiu recentemente, mas a evolução do hardware e a diminuição do seu custo viabilizaram o desenvolvimento da IA generativa, que é uma aplicação da IA.


Tendências de tecnologia para 2024


Assim sendo vamos às principais tendências:

1. IA generativa democratizada: ou seja, um uso mais intensivo por empresas e indivíduos.

2. Gestão de confiança, risco e segurança da IA: é a aplicação de controles a fim de tornar os resultados mais confiáveis.

3. Desenvolvimento aumentado por IA: aplicação da IA no próprio desenvolvimento de software.

4. Aplicações inteligentes: utilização da IA para automação e melhoria de tarefas utilizando machine learning, por exemplo.

5. Força de trabalho conectada aumentada: deve aumentar o valor do trabalhador humano e acelerar a aquisição de competências.

6. Gerenciamento contínuo de exposição a ameaças: análise de risco mais apurada a fim de evitar violações.

7. Clientes-máquina: são os custobots, agentes económicos não humanos que podem negociar e adquirir bens e serviços de forma autónoma em troca de pagamento.

8. Tecnologia sustentável: A TI precisa caminhar junto à ESG (meio ambiente, social, governança).

9. Engenharia de plataforma: criação e operação de plataformas de desenvolvimento interno para autoatendimento, a fim de otimizar a produtividade e o valor comercial das empresas.

10. Plataformas industriais em nuvem: aumento do uso da nuvem em plataformas de grandes fornecedores, que podem ser combinações de IaaS e Saas e PaaS.


 

Fonte da Imagem: Freepik

 
7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page