• FpM

Pandemia e Digitalização

Por Celina Gomes para BlogFpM.


A digitalização das empresas, já em andamento há alguns anos, sofreu aceleração com a necessidade de isolamento social, fechamento do comércio e restaurantes, atualmente, no final de jul/20, em processo de reabertura.


Duas questões devem ser vistas:

  • funcionários trabalhando de casa, “work from home”, ou WFH,

  • e a digitalização dos canais de venda e comunicação das empresas.

A mudança do local de trabalho para colaboradores administrativos, TI, gerenciais, demandou um esforço das empresas para disponibilizar equipamentos, acessos como VPN (Virtual Private Network).


A quantidade de reuniões feitas remotamente aumentou exponencialmente e levantou questões como segurança das ferramentas utilizadas, uma vez que devem ser feitas com as ferramentas corporativas, que muitas vezes ainda não estavam disponíveis para todos os funcionários.

A digitalização do negócio em si foi necessária para atendimento e comunicação com os clientes, variando bastante com a natureza do negócio.

Mas atingiu negócios de todos os portes, desde pequenos negócios locais até grandes corporações. Quanto maior a presença física, maior o impacto. Algumas empresas viram necessidade de adequar o tipo de entrega, mantendo o produto final, mas muitas utilizaram a tecnologia para modificar o tipo de serviço, como por exemplo restaurantes que passaram a trabalhar com entregas em domicilio. Para grandes corporações, sites de internet e redes sociais já existentes foram testados tanto quanto à efetividade do atendimento e divulgação da marca, quanto à capacidade de atender ao volume de clientes.

A migração foi rápida, pressionada pelas circunstâncias e a barreira tecnológica, se existia, ultrapassada.

Após estes quatro meses, não se imagina que haverá uma volta à situação anterior, muito por conta da questão sanitária em si. Além disso tanto as empresas estão reavaliando sua forma de trabalhar relativa aos 2 pontos mencionados anteriormente quanto o consumidor adquiriu novos hábitos que vão permanecer após a suspensão do isolamento. Muitos novos hábitos foram adquiridos e irão direcionar os produtos e serviços pós-pandemia.

Fonte da Imagem: Digitalização na Pandemia

#Tecnologia #Digitalização #Pandemia #HomeOffice #WFH

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ