Por Celina Gomes para BlogFpM.
A digitalização das empresas, já em andamento há alguns anos, sofreu aceleração com a necessidade de isolamento social, fechamento do comércio e restaurantes, atualmente, no final de jul/20, em processo de reabertura.
Duas questões devem ser vistas:
funcionários trabalhando de casa, “work from home”, ou WFH,
e a digitalização dos canais de venda e comunicação das empresas.
A mudança do local de trabalho para colaboradores administrativos, TI, gerenciais, demandou um esforço das empresas para disponibilizar equipamentos, acessos como VPN (Virtual Private Network).
A quantidade de reuniões feitas remotamente aumentou exponencialmente e levantou questões como segurança das ferramentas utilizadas, uma vez que devem ser feitas com as ferramentas corporativas, que muitas vezes ainda não estavam disponíveis para todos os funcionários.
A digitalização do negócio em si foi necessária para atendimento e comunicação com os clientes, variando bastante com a natureza do negócio.
Mas atingiu negócios de todos os portes, desde pequenos negócios locais até grandes corporações. Quanto maior a presença física, maior o impacto. Algumas empresas viram necessidade de adequar o tipo de entrega, mantendo o produto final, mas muitas utilizaram a tecnologia para modificar o tipo de serviço, como por exemplo restaurantes que passaram a trabalhar com entregas em domicilio. Para grandes corporações, sites de internet e redes sociais já existentes foram testados tanto quanto à efetividade do atendimento e divulgação da marca, quanto à capacidade de atender ao volume de clientes.
A migração foi rápida, pressionada pelas circunstâncias e a barreira tecnológica, se existia, ultrapassada.
Após estes quatro meses, não se imagina que haverá uma volta à situação anterior, muito por conta da questão sanitária em si. Além disso tanto as empresas estão reavaliando sua forma de trabalhar relativa aos 2 pontos mencionados anteriormente quanto o consumidor adquiriu novos hábitos que vão permanecer após a suspensão do isolamento. Muitos novos hábitos foram adquiridos e irão direcionar os produtos e serviços pós-pandemia.
Fonte da Imagem: Digitalização na Pandemia
Comments