top of page
  • Foto do escritorFpM

PIX, Pagamento Instantâneo

Pagamento instantâneo (PI), traduzido do inglês instant payments (IP), entra em vigor no Brasil em 16/nov/20. Uma evolução na forma de pagamentos, promovida pelo Banco Central do Brasil (BCB) que está atento ao impacto da tecnologia na modernização do setor financeiro. A regulamentação foi aprovada em 12/ago/20.


No Brasil será denominado PIX. Nos EUA o aplicativo Zelle já existe desde 2016, a Europa possui o SEPA (Single Euro Payments Area) lançado em 2017, a Índia dispõe do UPI (Unified Payments Interface) de 2016 e o México conta com o CoDi, lançado em out/19, entre vários outros.

PIX - pagamento instantâneo

O que significa o pagamento instantâneo?

Trata-se de uma nova forma de pagamento digital, que permite a transferência da conta bancária de um pagador para a conta do recebedor diretamente, com diferença de segundos, em qualquer horário e dia da semana.


O pagamento instantâneo é comparado a um DOC/ TED com maior rapidez. Além disso, é um substituto do papel moeda, que ainda é um meio de pagamento muito utilizado no Brasil.


Resumidamente, o pagamento instantâneo é um instrumento eletrônico de pagamento que conjuga:

  • Rapidez - pagamento máximo em 10 segundos em 99% dos casos

  • Disponibilidade - todos os dias da semana, 24horas/dia

  • Segurança - principalmente contra ataques cibernéticos

  • Conveniência - fácil e intuitivo


Como ocorre?

Através de uma “Chave PIX” ou QRcode, ou seja, com apenas um dado, a transação será efetuada, sem necessidade de apresentar outros documentos, dados pessoais e bancários.


A “Chave PIX” pode ser vista como um “apelido” da conta bancária, que não precisará ser informada, podendo assumir vários formatos, como o CPF/CNPJ, número de celular, endereço de e-mail ou número aleatório.