• FpM

PIX, Pagamento Instantâneo

Pagamento instantâneo (PI), traduzido do inglês instant payments (IP), entra em vigor no Brasil em 16/nov/20. Uma evolução na forma de pagamentos, promovida pelo Banco Central do Brasil (BCB) que está atento ao impacto da tecnologia na modernização do setor financeiro. A regulamentação foi aprovada em 12/ago/20.


No Brasil será denominado PIX. Nos EUA o aplicativo Zelle já existe desde 2016, a Europa possui o SEPA (Single Euro Payments Area) lançado em 2017, a Índia dispõe do UPI (Unified Payments Interface) de 2016 e o México conta com o CoDi, lançado em out/19, entre vários outros.


O que significa o pagamento instantâneo?

Trata-se de uma nova forma de pagamento digital, que permite a transferência da conta bancária de um pagador para a conta do recebedor diretamente, com diferença de segundos, em qualquer horário e dia da semana.


O pagamento instantâneo é comparado a um DOC/ TED com maior rapidez. Além disso, é um substituto do papel moeda, que ainda é um meio de pagamento muito utilizado no Brasil.


Resumidamente, o pagamento instantâneo é um instrumento eletrônico de pagamento que conjuga:

  • Rapidez - pagamento máximo em 10 segundos em 99% dos casos

  • Disponibilidade - todos os dias da semana, 24horas/dia

  • Segurança - principalmente contra ataques cibernéticos

  • Conveniência - fácil e intuitivo


Como ocorre?

Através de uma “Chave PIX” ou QRcode, ou seja, com apenas um dado, a transação será efetuada, sem necessidade de apresentar outros documentos, dados pessoais e bancários.


A “Chave PIX” pode ser vista como um “apelido” da conta bancária, que não precisará ser informada, podendo assumir vários formatos, como o CPF/CNPJ, número de celular, endereço de e-mail ou número aleatório.


O registro da Chave PIX se dá na instituição financeira de relacionamento. Uma pessoa pode ter mais de uma chave no caso de trabalhar com mais de uma instituição. Nos aplicativos/ sites será mais uma função de transferência.


No caso de QRCode estático, basta abrir a câmera, autenticar, colocar o valor e pagar.


O sistema de compensação é único, centralizado no Banco Central, garantindo a segurança, será provido as instituições participantes a preço de custo.


Quem participa da implantação?

O PIX está em ambiente aberto, plural, que atende operações entre:


Da 1ª fase de implantação do PIX no Brasil fazem parte 980 instituições financeiras, incluindo Fintechs.


Comparando com os outros países, o Zelle, em set/20, contava com 924 instituições, o UPI da India tinha 142 instituições em mar/19 e o CoDi do México foi lançado com obrigatoriedade de implementação em 33 bancos. O SEPA opera em 27 países membros da Europa.


Qual seu impacto, vantagens e benefícios?

O PIX muda a forma e o meio que se faz pagamentos, sendo uma nova alternativa, cuja implantação possibilita que novos produtos possam ser construídos e aumenta a competitividade entre as instituições financeiras.


Para o pagador, o pagamento instantâneo é equivalente ao papel moeda, não precisa de garantias, nem ter um intermediário como o cartão de crédito. Não haverá custos para transação entre pessoas físicas, já determinado pelo Banco Central.


O recebedor, por sua vez, receberá à vista, com todos os seus benefícios. No comércio físico o valor estará disponível de imediato, um ganho comparado ao cartão de débito que em média demora 2 dias para ser repassado. É esperada diminuição de custos, tendo em vista que não haverá necessidade de intermediação e redução da necessidade de capital de giro.


Acredita-se que o E-commerce também será impactado positivamente. Com o pagamento aprovado rapidamente poderá se tornar mais eficiente, por exemplo, agilizando o prazo de entrega, melhorando o ciclo da operação.


Outro aspecto esperado é aumento da competição entre os agentes financeiros, tanto entre bancos tradicionais como Fintechs.


No futuro próximo é esperada integração com outros sistemas de outros países e muitas outras facilidades, como transferência de posse de ativos, como carros e imóveis.


Enfim uma verdadeira revolução. Sua empresa está se preparando?

Fonte da Imagem: (1) Pix Pagamento Instantâneo , (2) QRCode

#PIX #pagamento #instantâneo #chavePIX #QRcode #instituiçãofinanceira #tecnologia #estratégia

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ