top of page
  • Foto do escritorFpM

Prêmio Nobel de Economia e Mulheres

Prêmio Nobel de Economia é concedido desde 1969. Em mais de 50 anos foram 92 laureados. Destes, somente duas mulheres, representando apenas 2,2%.


• A norte americana Elinor Ostrom foi a primeira mulher a ganhar o Nobel em 2009 aos 76 anos.

• A 2ª mulher laureada foi a franco-americana Esther Duflo em 2019, com 46 anos se tornou a ganhadora mais jovem desta categoria.


O perfil dos ganhadores do Nobel de Economia indica carreira consolidada ligada uma universidade americana de prestígio, com mais de 55 anos de idade.


Em 2022 os ganhadores confirmam a regra, foram 3 (três) agraciados. O ex-presidente do Banco Central Americano Ben Benanke com 68 anos, divide com Douglas Warren com 68 anos e Philip Dybvig com 67 anos. Foram premiados por suas pesquisa sobre a importância dos bancos para a sociedade.

 

Comparando com todas as categorias, desde 1901 até 2022, foram 615 prêmios e 989 premiados, sendo 61 mulheres, representando 6,2% do total. Literatura é a categoria com maior representatividade feminina, mesmo assim, com 14,3%


O fato do prêmio Nobel valorizar carreira consolidada é importante, explicando em parte, a grande discrepância entre os gêneros. A história pode e deve mudar, pois ainda é recente a atuação das mulheres nos campos que são premiados.


Algumas curiosidades do Premio Nobel

• A primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel foi Marie Curie, em 1903, com 36 anos em física. Em 1911 ganhou o premio de química. Até hoje a única pessoa a ganhar o prêmio em duas ciências.

• Um cientista ganhou prêmio Nobel de Química e da Paz, Linus Pauling.

• Apenas 3 (três) cientistas ganharam o prêmio duas vezes, dois em química, em em física.

• Malala Yousafzai foi mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz, em 2014, com 17 anos.

• 2009 foi o ano que as mulheres se destacaram com 5 mulheres ganhando prêmio em 4 categorias.

 

Fonte da Imagem: spotlights-illuminate-with-empty-stage. Image by vector_corp on Freepik

 

58 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page