top of page
  • Foto do escritorFpM

Mulheres no Mercado Financeiro

Atualizado: 1 de abr. de 2022

As mulheres representam mais de 50% dos funcionários, segundo pesquisa elaborada com os nove maiores bancos (Banco do Brasil, BNDES, Bradesco, BTG Pactual, BV, Caixa, Itaú, Safra, Santander) divulgada em 2021 pelo Guia do Bancos Responsáveis.


Uma boa notícia? Depende.... ainda existe um grande caminho pela frente...


A presença feminina nas instituições se concentra nas áreas comerciais e de apoio, como recursos humanos. Algumas áreas importantes, estratégicas, ainda têm pouca participação feminina se refletindo em cargos de alta liderança onde não ultrapassam 30% e conselho de administração com menos de 15%, mantendo o padrão atual do mercado em geral.

Mulheres no Mercado Financeiro

Uma outra questão são investimentos financeiros. Existe um mito no mercado que as mulheres são mais conservadoras em investimentos. Será isso mesmo? Ou refletem um passado que pode mudar com a transformações da sociedade?


No Brasil, em análise rápida, a afirmação se torna verdade pois as mulheres ainda são mais concentradas que os homens em produtos tradicionais como poupança (31,6% x 27,2%) segundo a pesquisa na Ambima - Raio X do Investidor 21(4a edição).


Produto conservador x Comportamento conservador

Estudos em mercados internacionais* mais maduros indicam que as mulheres são menos especulativas. Assim gastam menos com taxas e evitam riscos de mudança de posição. Este comportamento conservador pode ser benéfico no longo prazo.


Impacto da Classe Social

Independente da classe social, é bom lembrar que até pouco tempo atrás falar de dinheiro era considerado “papo de homem”. Muitas ainda deixam a decisão para seus maridos, apesar de cuidar do dia a dia da casa.


Impacto da Renda

No nosso ponto de vista, a tendência da participação das mulheres em investimentos é crescer, tanto em quantidade, como em valores, uma vez que, as mulheres estão cada vez mais inseridas no mercado do trabalho, e à medida que a disparidade nas carreiras e de salários diminuir.

Quanto maior renda, maior a possibilidade de poupar e investir, maior a necessidade de informação. A diversificação será uma consequência.

Impacto da Transformação Tecnologia

Outro aspecto se relaciona com as transformações oriundas da tecnologia, possibilitando acesso mais fácil, inclusão de desbancarizados, e democratizando informação. Como em finanças, as mulheres ainda tem caminho maior nesta área.


finanças Pessoais - Toda casa é uma pequena empresa
Toda casa é uma pequena empresa - Finanças Pessoais

Finanças é uma área ampla, não se restringe a grandes instituições financeiras, nem investimentos.


Toda empresa, por menor que seja, tem um setor financeiro. Podemos ir além, toda casa pode ser vista como uma pequena empresa. Mas, isto já é assunto de outros posts.......

 

* Para saber mais sobre comportamento das mulheres em investimentos em mercados mais maduros, disponibilizamos links, em inglês, todos com acesso em 31/jan/22:

 

Fonte da Imagem: (1) Wix A woman at the office (2) Wix Unplash Kelly Sikkena

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page