• FpM

Proteção de Dados - Regulamentação

Atualizado: 4 de Nov de 2018

por Celina Gomes* para FpM.


Falamos anteriormente sobre Big Data e novas tecnologias. Mas, de que dados estamos falando que precisam ser protegidos?


Muitas vezes são dados de nossas operações, volumes de vendas, desempenho de um determinado produto. Mas trata-se também dos dados de nossos clientes.


Quando compramos em um site, e recebemos sugestões de produtos, houve tratamento de dados para indicar que as pessoas interessadas naquele produto também mostraram interesse em outro. Se o navegador do celular já sabe para onde vamos nos dias de semana pela manhã e sugere uma rota, também houve captura e tratamento de dados. Isso sem mencionar a utilização para fins políticos.


Falamos no último artigo sobre Segurança da Informação. Além das boas práticas de tecnologia, para prevenir ataques de hackers, existe a gestão das empresas sobre os dados que têm de seus clientes. Até que ponto estes podem ser utilizados para ações políticas, de marketing?


A União Europeia, visando proteger os dados dos residentes nos países que a compõem, criou uma regulamentação (GDPR – Regulamento Geral de Proteção de Dados)

para zelar pelos dados dos cidadãos, que entrou em vigou em 25 de maio de 2018.


Esta regulamentação é uma referência para as práticas das empresas. A utilização de massas de dados para identificar tendências pode ser feita, desde que não identifique o indivíduo.


Os principais pontos desta regulamentação são:

· O usuário precisa consentir na utilização dos dados;

· Precisa ter o direito ao esquecimento, isto é, que seus dados sejam apagados;

· Direito a retificar seus dados, se entender que estão incorretos;

· As empresas devem notificar casos de violação de dados;


Nem todas são de fácil interpretação e aplicação, mas as empresas que quiserem fazer negócios com países da UE terão que se adaptar. Além de sistemas, processos, normas e procedimentos deverão ser revistos.


O assunto é amplo e não se esgota aqui. Novas tecnologias trazem novos desafios.

*Celina Gomes é mestre em Engenharia Civil pela Coppe-UFRJ, pós graduada em Análise de Sistemas e Finanças Corporativas, fotógrafa nas horas vagas, parceira do blog "Finanças por Mulheres".


Fonte da imagem: Segurança de Dados

#Tecnologia #Segurança #Informação #Regulamentação #Melhores #Práticas #Dados #CelinaGomes

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ