Fundos de previdência são investimentos de longo prazo visando acumular recursos para a aposentadoria ou outros objetivos futuros, como a compra de uma casa ou a educação dos filhos.
Eles funcionam, no caso de aposentadoria, como uma previdência complementar, e para outros projetos como poupança, oferecendo uma forma de poupar com benefícios fiscais.
Atualmente existem vários fundos, se subdividindo em tipos em função de sua composição, É possível escolher segundo o perfil de risco.

A classificação de fundos de previdência da ANBIMA entrou em vigor em nov/19. Se divide em 23 tipos. O entendimento de cada tipo facilita o processo decisório. Optamos por grupá-los em 04 grupos:
(1) Renda Fixa (14 tipos), investem em títulos de renda fixa, como títulos públicos, CDBs, debentures. A classificação considera prazos e riscos dos ativos.
Os prazos podem ser de duração baixa, média, alta, livre ou data alvo.
O risco é função dos tipos de papéis que compõem do fundo.
Os soberanos aplicam 100% do patrimônio o em títulos públicos federais.
Os fundos grau de investimento contêm 80% do patrimônio aplicado em títulos de baixo risco de crédito,
Enquanto os de crédito livre podem conter mais de 20% de sua carteira em títulos de médio e alto risco de crédito.
(2) Ações (02 tipos), devem possuir ao menos 67% da carteira em renda variável.
(3) Balanceados (05 tipos) são aqueles que investem em diversas classes de ativos, se dividindo por faixas de concentração da renda variável, que podem ser inferiores a 15%, 15% a 30%, 30% a 49% e acima de 49%
(4) Multimercados (2 tipos) abrange investimentos em diversas classes de ativos como renda fixa, renda variável, cambio e juros.
Existem vários fundos de previdência espelho, ou seja, replicam a estratégia de outro fundo existente.
Por que escolher um fundo de previdência espelho? Uma das vantagens de fundos de previdência é permitir portabilidade (trocar de produto e de gestor) sem precisar fazer o resgate e pagar imposto de renda. Por outro lado, é preciso estar atento se a taxa de administração e a liquidez se mantêm.
Como todo produto financeiro, trocas precisam ser no momento certo, que sabemos não é fácil de acertar.
Lembrando que não existe garantia que ganhos passados vão se perpetuar no futuro. Como a previdência se destina ao longo prazo, nem sempre a movimentação se mostra a melhor decisão.
Para saber mais:
(1) Para conhecer a descrição dos tipos da ANBIMA, disponibilizamos o link:
(2) O Valor/FGV analisou 1.000 fundos de previdência em 2024, divididos em 10 tipos, sendo 4 balanceados, 4 de renda fixa, Ações e Multimercados. Ao consultar, além do resultado anual, sugerimos verificar o histórico de pelo menos 3 anos, tendo em vista que previdência é para longo prazo:
Fonte da imagem: Freepik
#FinançasPessoais #Previdência #Aposentaria #EducaçãoFinanceira #AplicaçãoFinanceira #Investimentos #PerfildeRisco #FpMEducação
Comments