• FpM

Qual o Futuro Próximo das Profissões?

Atualizado: 25 de Ago de 2019

Inteligência artificial (IA) , Internet das Coisas (IoT), Robótica, enfim, a evolução da tecnologia que avança em passos largos implica em grande mudança no futuro próximo das profissões.


Atividades, ocupações, até mesmo profissões serão profundamente afetadas, algumas deixarão de existir no futuro próximo, estarão automatizadas. É esperado que todas as profissões serão impactadas, umas mais, outras menos, muitas passando por disrupção.


Futuro das Profissões

Ao mesmo tempo que profissões serão extintas, ou terão seu espaço de atuação reduzido, novas possibilidades serão criadas. Vivemos uma época de florescimento, de mudanças.

Esta mudança afeta diretamente a educação formal* como conhecemos hoje em dia. Um curso universitário não será suficiente para garantir empregabilidade e longevidade profissional.


* Saiba mais sobre "Ed Tech" no blog


Uma grande questão no momento é como sobreviver a estas mudanças e desenvolver competência para profissões em transformação e, até mesmo, para aquelas que ainda nem surgiram. Ao mesmo tempo, sabe-se que estas novas profissões podem surgir e desaparecer rapidamente.


A tendência indica que cada profissional passa a ser responsável pelo seu futuro, se tornando um eterno aprendiz. O mercado tem se adaptado, estão surgindo cada vez mais cursos de ciclos mais curtos e aplicáveis, como programação.


Já estamos vivendo o futuro! Conte para a gente se já sentiu o impacto destas mudanças.


Para saber mais indicamos um vídeo e duas pesquisas, em inglês, todos com acesso em 29/jan/2018:

Vídeo dos autores do livro The Future of Professions (2015) de Richard e Daniel Susskind que trata de 8 profissões.


Duas pesquisas do Mckinsey Global Institute de 2017:

(1) TECHNOLOGY, JOBS, AND THE FUTURE OF WORK

(2) A FUTURE THAT WORKS: AUTOMATION, EMPLOYMENT, AND PRODUCTIVITY

Fonte da Imagem: Futuro das profissões

#Tecnologia #Profissões #Profissão #Transformação #Comportamento #Iot #EdTech #Educação

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo