Ranking de Países Inovadores
Atualizado: 4 de jan. de 2019
O Brasil, no ranking global de 50 países mais inovadoras, publicado pela Bloomberg em 2015, se encontrava na 47ª posição, à frente apenas da Argentina, África do Sul e Marrocos. Coreia do Sul, a grande campeã se manteve nos anos seguintes.
O Ranking da Bloomberg é elaborado desde 2012 e publicado no início do ano. Em 2015 foi elaborado com base em 6 pontos.

Curioso em saber como países pequenos se destacam?
P&D (pesquisa e desenvolvimento) pode ser financiada pelo governo e pela iniciativa privada. A combinação de ambas moderniza a economia. Infelizmente no Brasil o investimento se reduziu nos últimos anos e não aparece no ranking dos 50 primeiros em 2018.
Suíça, a 1ª em manufaturas? Manufatura, neste contexto significa iniciativa privada. O estudo do Bloomberg focou em segmentos das indústrias mais inovadores. A Suíça se destaca pelo grande contingente de empresas farmacêuticas, que são conhecidas por investir em pesquisa. Na cidade de Basel ficam a sede de gigantes como a Roche, Novartis e muitas outras.
Empresas de alta tecnologia seriam a Apple, Microsoft, Google, a maior parte sediada no EUA.
Inovação é um grande campo de trabalho: países que se destacam na pesquisa tem alto índice de educação e população pequena. Países pequenos tendem a ter economia mais abertas.
A Coreia do Sul se destaca em patentes e em muitas áreas por causa da Samsung.
Alguns critérios da pesquisa podem ser questionados, pois em 2015 foram avaliados mais de 200 países mas somente 69 tinham dados sobre as 6 métricas escolhidas neste ano.
