top of page
  • Foto do escritorFpM

Ranking de Países Inovadores

Atualizado: 4 de jan. de 2019

O Brasil, no ranking global de 50 países mais inovadoras, publicado pela Bloomberg em 2015, se encontrava na 47ª posição, à frente apenas da Argentina, África do Sul e Marrocos. Coreia do Sul, a grande campeã se manteve nos anos seguintes.


O Ranking da Bloomberg é elaborado desde 2012 e publicado no início do ano. Em 2015 foi elaborado com base em 6 pontos.

Ranking Bloomberg de Países Inovadores

Curioso em saber como países pequenos se destacam?

P&D (pesquisa e desenvolvimento) pode ser financiada pelo governo e pela iniciativa privada. A combinação de ambas moderniza a economia. Infelizmente no Brasil o investimento se reduziu nos últimos anos e não aparece no ranking dos 50 primeiros em 2018.


Suíça, a 1ª em manufaturas? Manufatura, neste contexto significa iniciativa privada. O estudo do Bloomberg focou em segmentos das indústrias mais inovadores. A Suíça se destaca pelo grande contingente de empresas farmacêuticas, que são conhecidas por investir em pesquisa. Na cidade de Basel ficam a sede de gigantes como a Roche, Novartis e muitas outras.


Empresas de alta tecnologia seriam a Apple, Microsoft, Google, a maior parte sediada no EUA.


Inovação é um grande campo de trabalho: países que se destacam na pesquisa tem alto índice de educação e população pequena. Países pequenos tendem a ter economia mais abertas.


A Coreia do Sul se destaca em patentes e em muitas áreas por causa da Samsung.


Alguns critérios da pesquisa podem ser questionados, pois em 2015 foram avaliados mais de 200 países mas somente 69 tinham dados sobre as 6 métricas escolhidas neste ano.


Educação e Inovação

A pesquisa acrescentou mais um critério em 2016, produtividade. Em 2018 o Brasil não aparece entre os 50 primeiros colocados.


Independente de qualquer crítica ao critério da pesquisa, ela é mais um indicador de como a educação é fundamental para a inovação, bem como a necessidade de combinação de investimento governamental e da iniciativa privada.


 

A pesquisa de 2015 da Bloomberg, em inglês, está disponível no link: Países Inovadores

Sobre a posição de 2018, publicado em 22/jan/18 acesso em 19/07/18.


Se você se interessa pele tema, indicamos mais um relatório, “Global Innovation Index”. O Brasil se encontra na 64ª posição no total de 126 países no relatório de 2018, mesma posição de 2013.

 

Fonte da Foto: Wix Science Chemistry Students

 
37 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page