top of page
  • Foto do escritorFpM

Segurança da Informação

Atualizado: 2 de abr. de 2019

por Celina Gomes para FpM.

As tecnologias de informação e comunicação têm proporcionado a todos inúmeras facilidades e comodidades no dia-a-dia. Acessar a conta bancária através do celular, fazer o check-in do voo de casa, ou no táxi indo para o aeroporto, compartilhar fotos com a família e amigos, todas estas são atividades que demandavam acesso a um computador, sem a facilidade que a mobilidade nos proporciona.

Segurança da Informação por Celina Gomes para FpM

Uma questão não mudou: a necessidade de garantir a segurança, confidencialidade e confiabilidade das informações. Esta questão ficou mais evidente, mas ela sempre existiu.

Se antes a segurança era garantida através do controle físico de uma documentação, restringindo a cópia e a circulação desta, houve a evolução para o controle de acesso a arquivos digitais e bancos de dados em plataformas monolíticas, dentro de um ambiente corporativo.


Na evolução para arquiteturas em rede, e com o advento da internet, à medida em que a quantidade de pontos de interconexão entre os diversos elementos cresceu para proporcionar maior flexibilidade, cresceu também a necessidade de maior controle e segurança.

Temos visto diversos casos na mídia onde houve vazamento de dados. Isto gera apreensão aos usuários dos serviços.


A Segurança da Informação deve garantir não somente a segurança dos dados armazenados, mas a comunicação e transações. Quando utilizamos o celular para realizar uma transação bancária, a transação deve ser segura, pois estamos inserindo nossos dados bancários, senha, valores.


A Internet das Coisas, que interconecta equipamentos a computadores, gerando informações a partir de coleta de dados, tem como premissa a garantia de que as informações transitarão com segurança, que chegarão ao destino de forma rápida e que não haverá perda de informação no trajeto, ou seja, que chegará íntegra ao destino.


O mesmo se aplica ao armazenamento na nuvem. A nuvem nada mais é do que servidores que são contratados fora do ambiente da empresa contratante.


E como é garantida esta segurança? Em parte através de senhas que utilizamos, através da criptografia das informações transitadas, ou através do estabelecimento de canais com níveis de segurança diferenciados, ou mesmo exclusivos, como links dedicados.


A questão da segurança é o contraponto da flexibilidade oferecida pela mobilidade e pelas novas soluções de armazenamento e é importantíssima tanto para o usuário pessoal quanto para as corporações.

 

Fonte da Imagem. Wix Tecnologia

 
25 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page