• FpM

Shrinkinflation, Outra Face da Inflação

Atualizado: 18 de out. de 2021

A inflação é um assunto sempre presente, voltou a assombrar o Brasil com a pandemia, significa o aumento generalizado de preços, perda do valor de compra.


Inflação, Reduflação, Shrinkinflation

Uma outra face da inflação é reduzir o tamanho ou quantidade das embalagens, enquanto os preços continuam os mesmos. Estamos diante da shrinkinflation, em português é chamada de reduflação.


Redução do tamanho dos produtos

Shrinkinflation é o aumento do valor unitário do produto por peso ou unidade, por ex, um chocolate ao reduzir o peso de 100 para 90 gramas, mantendo o preço.


A prática de redução do tamanho não é uma novidade, nem ilegal, estando presente mundialmente, principalmente nos ramos de alimentação, bebidas e limpeza. Está diretamente relacionado com aumento de custo de matéria prima como açúcar. A redução tende a ser pequena, sendo assim, nem sempre percebida rapidamente pelos consumidores que costumam ter mais sensibilidade a variação de preços.


O impacto deste procedimento é que nem sempre é detectado pelas medidas da inflação, pois o valor continua o mesmo.


Por outro lado, a redução de tamanho, também pode estar ligada a melhorias do produto e/ou adaptação de quantidade para evitar desperdício. Portanto, fique atento ao rótulo e a sua necessidade. Busque alternativas, marcas e produtos substitutos.


 

O termo Shrinkinflation foi atribuído a Pippa Malmgren e Brian Domitrovic, no livro de 2009, “Econoclasts The Rebels Who Sparked the Supply-Side Revolution and Restored American Prosperity. Ainda sem tradução em português.

 

Fonte da imagem: (1) Inflação by Imelda Unplash foi Wix (2) Resize

 

#Finanças #Inflação #Shrinkinflation #Reduflação #Economia #FinançasPessoal

43 visualizações

Posts recentes

Ver tudo