top of page
  • Foto do escritorFpM

Startups 2023 - O Cenário Mudou

A disponibilidade de capital para startups era imensa no passado recente, quando a taxa de juros chegou a ser negativa em países da zona do Euro e no Japão. Nos EUA a taxa ficava próxima de zero. No Brasil a taxa Selic ficou no nível mais baixa da história com apenas 2% ao ano.


Neste contexto, investidores buscavam maiores ganhos em investimento de risco. O “jogo das startups” era buscar crescimento acelerado, sem grande preocupação com o lucro.


Este cenário mudou, o acesso a capital ficou mais difícil após a pandemia. A taxa nos EUA passou para a banda de 5% ao ano. No Brasil em jun/23 a Selic está 13,75%.


A consequência é mudança no comportamento dos investidores em relação as startups, estando mais atentos a sustentabilidade que crescimento a qualquer custo.

Em vez de “unicórnios”, o mercado estaria buscando as startups “camelos”.

O conceito de startup Camelo foi introduzido por Alex Lazaro, em um artigo na Harvard Business Review em 2020. Elas seriam mais resilientes, com maior capacidade de sobrevivência em condições severas.


Startup Camelo

O modelo de negócios das startups camelo seguem regras mais aproximada com as demais empresas que precisam dar lucro:

(1) O crescimento é equilibrado. Entre outras medidas, o preço é adequado desde o início, sem subsidiar produtos ou ofertar gratuidade para obter crescimento acelerado. Ou seja, sem queimar recursos (burn rate),

(2) Modelos de negócios ágeis e com visão de longo prazo (nascer, repensar, adaptar e prosperar)

(3) Mercado de atuação com amplitude e profundidade adequados para resiliência


Enfim, o mercado enxerga que a escassez de dinheiro, além de reduzir as ambições de crescimento acelerado sem gerar lucro, irá depurar o mercado, ficando apenas as mais eficientes e inovadores.

 

Fonte da imagem: desert-landscape-with-camels by Freepik

 

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page