• FpM

Empresa Unicórnio. O que é isso?

Atualizado: 15 de Jul de 2018


Empresa Unicórnio se refere à startup que atingiu uma avaliação acima de 1 bilhão de dólares antes de abrir seu capital na bolsa de valores. O termo surgiu em 2013 por Aileen Lee, que escolheu um símbolo na mitologia, de esperança, fantasia e altas expectativas, para representar a dificuldade de se alcançar este valor no mercado.


Neste contexto, startups são empresas ligadas à tecnologia, buscam inovações no mercado, através de um modelo de negócio com processos repetitivos e com ganhos de escala (alto crescimento e volume), operando em ambiente de extrema incerteza.


No início, a maioria destas empresas surgiram no Vale do Silício, Califórnia, local de explosão de startups a partir dos anos 90. O caso mais conhecido é o do Facebook. Se destacam, também, o Uber, Dropbox, AirBNB, Spotify, Snapchat, Pinterest, entre outros.


O número de empresas unicórnios vem crescendo mundialmente, principalmente em países como China, Índia, Israel e Suécia. Entre os 10 maiores unicórnios de 2017, 4 são chinesas e 6 americanas segundo o site www.visualcapitalist.com


No Brasil, “unicórnios” surgiram apenas no 1º trimestre de 2018. Apenas 2 startups entraram neste seleto grupo. São elas:

99 Taxis, que se tornou a 1ª empresa unicórnio do Brasil, operando com mobilidade urbana, adquirida pela chinesa Didi Chuxing.

Nubank , fundada em 2013, atua no segmento de Fintech, divulgou que atingiu o valor na 6ª rodada de investimento anunciada em 01/mar/18.


Vale também destacar o caso da PagSeguro, oriunda do Grupo UOL/Folha de São Paulo, que opera com meios de pagamento. Atingiu o valor de US$ 1 bilhão, abrindo capital na Bolsa de Valores de Nova York. Não é considerado por todos como startup, pois seria a divisão de um grupo, não se enquadraria como unicórnio (tambem não atingiu o valor antes do lançamento em bolsa).


Os especialistas no Brasil, ou seja, os investidores em startups, explicam que este ecossistema tem amadurecido, e que apostam em algumas outras empresas, principalmente do segmento de FinTech.


Existe um debate no mercado questionando se o alto patamar de valores atingido por estas empresas é função da excessiva quantidade de dinheiro disponível e poucas empresas com modelo de negócios atraente. Alguns analistas acreditam que este aumento pode estar levando para um mundo especulativo e insustentável.

Vamos continuar falando sobre este assunto...


Para saber mais, disponibilizamos links contendo os unicórnios no mundo...

(1) lista de 174 empresas unicórnios segundo a Fortune em 2016

(2) Lista de empresas que se tornaram unicórnios em 2017

(3) Lista “The Global Unicorn Club


Fonte da Imagem: Empresa Unicórnio

#FinTech #Finanças #Tecnologia #Disrupção #Transformação #Economia #Investimentos #Startup #Empreendedorismo #Unicórnio #Escalável #Negócios

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ