top of page

Transformação Digital - Novas Tecnologias

Celina Gomes para BlogFpM.


Muito se tem falado da transformação digital, mas o que afinal, está sendo transformado?

Novas tecnologias, como Internet das coisas (IoT), Inteligência Artificial, Big Data, Automação de processos através da robotização (RPA), tornam possíveis novos insights do negócio e agilizam tarefas, mas devemos entender como estas tecnologias podem transformar o negócio.


Já falamos de Big Data em outra ocasião. A utilização e cruzamento de dados, muitas vezes com algoritmos inteligentes, que aprendem a partir dos dados (machine learning) podem nos trazer correlações e inferências para direcionamentos estratégicos, melhorias operacionais, novas campanhas de Marketing.


A Internet das coisas (IoT) permite conectar dispositivos tão diversos como equipamentos em indústrias, iluminação em cidades, elementos diversos no agronegócio, equipamentos médicos para coleta de informações.


Transformação Digital

A automação de processos através de robôs, cuja sigla em inglês é RPA (Robotic Process Automation) permite agilizar tarefas tanto mecânicas quanto de escritório, simulando atendimentos via chats (os chatbots) ou até mesmo consultando aplicações e efetuando tarefas repetitivas.


Podemos combinar estas tecnologias acionando dispositivos a partir da informação captada de sensores comparando-a com históricos, tendências e valores esperados, ou seja, combinando IoT com Big Data, por exemplo.


Porém, o salto em produtividade será dado ao combinar a adoção de novas tecnologias com a revisão de processos e a procura de novas oportunidades. Aí teremos inovação e grande benefício para o negócio e para a sociedade. Caso contrário seremos apenas mais ágeis.


No próximo post mostraremos alguns exemplos de inovações que promoveram transformações disruptivas.


 

Saiba mais no blog:

(1) Você já Ouviu o Termo IoT

(2) Big Data - Conceitos

(3) Afinal, O que é Disrupção?

 

Fonte da Imagem: Transformação Digital - Tendências

 
38 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page