Celina Gomes para BlogFpM.
Muito se tem falado da transformação digital, mas o que afinal, está sendo transformado?
Novas tecnologias, como Internet das coisas (IoT), Inteligência Artificial, Big Data, Automação de processos através da robotização (RPA), tornam possíveis novos insights do negócio e agilizam tarefas, mas devemos entender como estas tecnologias podem transformar o negócio.
Já falamos de Big Data em outra ocasião. A utilização e cruzamento de dados, muitas vezes com algoritmos inteligentes, que aprendem a partir dos dados (machine learning) podem nos trazer correlações e inferências para direcionamentos estratégicos, melhorias operacionais, novas campanhas de Marketing.
A Internet das coisas (IoT) permite conectar dispositivos tão diversos como equipamentos em indústrias, iluminação em cidades, elementos diversos no agronegócio, equipamentos médicos para coleta de informações.
A automação de processos através de robôs, cuja sigla em inglês é RPA (Robotic Process Automation) permite agilizar tarefas tanto mecânicas quanto de escritório, simulando atendimentos via chats (os chatbots) ou até mesmo consultando aplicações e efetuando tarefas repetitivas.
Podemos combinar estas tecnologias acionando dispositivos a partir da informação captada de sensores comparando-a com históricos, tendências e valores esperados, ou seja, combinando IoT com Big Data, por exemplo.
Porém, o salto em produtividade será dado ao combinar a adoção de novas tecnologias com a revisão de processos e a procura de novas oportunidades. Aí teremos inovação e grande benefício para o negócio e para a sociedade. Caso contrário seremos apenas mais ágeis.
No próximo post mostraremos alguns exemplos de inovações que promoveram transformações disruptivas.
Saiba mais no blog:
(1) Você já Ouviu o Termo IoT
(2) Big Data - Conceitos
(3) Afinal, O que é Disrupção?
Fonte da Imagem: Transformação Digital - Tendências
Comments