top of page
  • Foto do escritorFpM

Valor das Marcas do Brasil

A Consultoria inglesa Brand Finance, criada em 1996, avalia anualmente as marcas mais valiosas e fortes mundialmente. Em 2023 abrangeu mais de 5 mil marcas, em 29 países e 20 setores.

Valor de Marcas no Brasil

Marca é considerado um ativo intangível, não possui forma física. A determinação de valor é complexa. Consultorias podem obter valores diferentes em função da metodologia adotada. Consultorias podem obter valores diferentes em função da metodologia adotada. Existem padrões internacionais sobre avaliação de marcas – ISO 10668 e ISO 20671 que são seguidos pela consultoria Brand Finance.


No Brasil desde 2013, o relatório da Brand Finance contem 100 marcas em 2023. O setor com maior participação é o varejo com 16 marcas, que não aparecem entre as mais valiosas.


O resultado divulgado em jun/23 indica hegemonia do setor bancário com as 3 (três) marcas de maior valor, composto por 14 marcas dentre as 100 avaliadas, representando 35% do valor.


O relatório tambem indica as marcas que mais cresceram em valor, as que mais se fortaleceram, e outras informações, como marca de futebol.


Outro ponto que chama atenção é a pouca relevância de marca de empresas de tecnologia, somente 3 (três) empresas representam a categoria, a TOTVS na 81ª colocação, Consul na 90ª e Brastemp 98ª, as duas últimas na nossa memória seriam de eletrodomésticos.


Marcas  mais valiosas no Brasil em 2023 segundo a Brand Finance

Em relação a 2013, 6 (seis) entre as 10 (dez) marcas de maior valor se mantiveram no ranking. Faziam parte Magalu, Vivo e Americanas. Ganharam posição Skol, Natura e Brahma. Sadia não constava da listagem.


Cabe ressaltar que as consultorias de marcas chegam a valores diferentes segundo a metodologia adotada. Outro ponto importante é que apenas 4 empresas deste ranking fazem parte das empresas com maior valor do relatório da Forbes 2000.


O Brasil é o 5o pais em extensão territorial, o sexto maior país em população, 12a economia medida pelo PIB, mesmo assim, são poucas marcas de destaque mundialmente.


Fica a pergunta: O país perdendo o “bonde da história” por falta de empresas de tecnologia relevantes?

 

Para saber mais disponibilizamos os seguintes links:

Este post faz parte uma série de 3 artigos sobre valuation.

 

fonte da imagem: Valor da Marca by vectorjuice on Freepik

 
5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page