top of page

Um pouco de Valuation - parte 1

Atualizado: 15 de ago. de 2023

Valuation, ou avaliação de negócios, trata de metodologias que visam determinar o valor de uma empresa e auxiliam na tomada de decisão de investimentos.


Existem algumas metodologias de avaliação de negócios, que podem ser usadas em várias circunstâncias, não necessariamente para fusão ou aquisição.

Valuation - metodologias

A metodologia mais consagrada é o fluxo de caixa descontado (FCD). Na teoria é relativamente simples. Na prática é complexa, pois é muito difícil projetar todas as variáveis envolvidas.


Por que é a mais aceita?

A capacidade de gerar fluxo de caixa é movida pelo crescimento a longo prazo e pelo retorno obtido pelo acionista. Ou seja, reflete a sustentabilidade do negócio no longo prazo e a remuneração de seus investidores. A determinação do fluxo implica em avaliar todos os pontos. É uma análise profunda.


Quadro resumo de metodologias aceitas pelo mercado e onde são aplicadas:

Metodologias de valuation

Cada metodologia tem suas caraterísticas, vantagens e limitações. Elas não se eliminam, se complementam. Vamos aprofundar o tema em outros artigos.


No Brasil, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) recomendava a utilização de 3 metodologias através do anexo 3 da instrução 436: valor patrimonial, múltiplos de mercado e fluxo de caixa descontado. A instrução foi revogada pela resolução CVM 85 de 01/04/22, mas ainda é um bom guia das informações necessárias.


Se você está pensando em vender sua empresa, entrar em uma sociedade, está em fase de sucessão familiar, ou até mesmo avaliando a gestão da empresa, é recomendado uma visão independente para analisar o valor do negócio.


 

Fonte da Imagem: Valuation metodologias

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page