As Empresas e Segurança da Informação

por Celina Gomes para BlogFpM.


Quando se fala de segurança de dados, as notícias referem-se geralmente à clonagem do WhatsApp, perdas de senhas e crimes contra vítimas individuais. Vamos voltar ao assunto da segurança dos sistemas e plataformas da Tecnologia da Informação sob o prisma das grandes corporações.


Segurança de Informação em Empresas

No mês de maio de 2021, hackers invadiram o sistema da empresa Colonial, nos Estados Unidos, desconectaram a rede e sequestraram 10 Gb de dados, essenciais para o serviço de produção e distribuição de combustíveis. Além disso, depois da invasão, a própria empresa desligou outros sistemas para prevenir maiores danos.


Qual o impacto? Se os combustíveis não são transportados, não há espaço para armazenar o que é produzido. E consumidores, tantos indivíduos como empresas não conseguem abastecer, causando enorme impacto no dia-a-dia e na economia do país. A gangue Darkside pediu resgate e a empresa pagou aproximadamente US$ 5 milhões aos criminosos para poder restaurar sua operação.


Depois deste evento, houve notícias de ataques à Toshiba e ao serviço de saúde da Irlanda levando, neste último caso, à suspensão temporária de serviços, como consultas e cirurgias.

Também nestes casos, os criminosos criptografam os dados ou bloqueiam o acesso dos funcionários, paralisando operações


Estes eventos só confirmam a necessidade de as empresas reforçarem seus procedimentos de Segurança da Informação de suas plataformas, uma vez que cada vez mais, as operações são mais informatizadas.

Fonte da Imagem: hackers

#Tecnologia #Segurança #LGPD #CelinaGomes

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo