Qual o Principal Risco da LCI?
- FpM

- 12 de ago.
- 2 min de leitura
LCI (Letras de crédito imobiliário) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras visando captar recursos para financiar o setor imobiliário. Ao investir em uma LCI, na prática, significa emprestar dinheiro para essa instituição. Por isso, o principal risco associado a este investimento é o de crédito.
O risco do crédito está relacionado à chance da instituição financeira não conseguir honrar o pagamento do seu investimento, ou seja, de ocorrer um "calote" na data de vencimento ou no momento do resgate.
Como se dá a avaliação de risco do crédito da LCI?
A avaliação de risco de crédito é, na prática, uma nota atribuída por empresas especializadas. Essa nota serve como parâmetro de comparação, considerandos fatores como a saúde financeira, o porte e reputação da instituição emissora.

O rating, ou nota de crédito, varia de A a D, com subdivisões em 3 (três) níveis. A nota AAA indica alta qualidade do crédito, enquanto a D sinaliza que está perto da inadimplência (default). A partir de B são consideradas como grau de investimento.
O rating pode variar conforme a agência. Como exemplo, disponibilizamos a tabela da Agência Moodys.
Importante! No Brasil, as LCIS contam com a proteção pelo FGC (fundo garantidor de crédito) até o valor de R$250mil.
Ao considerar investir em LCI, lembre-se que a solidez da instituição financeira (e seu respectivo rating) e a cobertura do FGC, sendo os principais pontos para avaliar o risco de crédito e garantir a segurança do seu investimento. Sempre compare as condições oferecidas por diferentes instituições e escolha aquela que melhor se alinha aos seus objetivos e perfil de risco.
Fonte da Imagem: Ness





Comentários