top of page

Beatrice Worsley, a primeira cientista da computação

Celina Gomes para BlogFpM.


A vida de Beatrice Worsley merece ser contada neste blog, pois ela foi a primeira mulher no Canadá a trabalhar como cientista da computação e a primeira no mundo a obter um título de doutorado em Ciência da Computação.


Nascida no México, de pais de origem inglesa, em 1921, em 1929 mudou-se com a família para Toronto. Em 1939 iniciou estudos no Trinity College, onde no segundo ano transferiu-se para o programa de Matemática e Física. Formou-se em 1944 sempre com a nota mais alta a cada ano.


Beatriz Wrsely - Primeria mulher cientista da computação
Fonte: www.thecanadianencyclopedia.ca/en/article/beatrice-worsley.

Após a graduação, começou a trabalhar no Serviço Naval Feminino do Canadá, para trabalhar com defesa dos portos em temas como desmagnetização e trajetória de projéteis. Optou em continuar no Serviço após o fim da segunda guerra e trabalhou na pesquisa de corrosão de cascos.


Após um ano iniciou um mestrado em Matemática e Física no MIT, nos Estados Unidos. Sua dissertação de mestrado analisa erros na solução de equações diferenciais nos diversos equipamentos disponíveis na época. Após a defesa da tese, retornou ao Canadá, já com a visão do potencial dos computadores, mas como ainda não existia esta linha de pesquisa no Canadá, ela começou a trabalhar no Conselho Nacional de pesquisa de seu país.


Foi trabalhar na universidade de Toronto em 1948 quando foi criado um departamento de Computação, onde criou um dispositivo para cálculo diferencial.


Posteriormente, foi a Cambridge, na Inglaterra, para aprender sobre o EDSAC, um dos primeiros computadores, e lá permaneceu para seu doutorado. Retornou ao Canadá para a defesa e voltou a trabalhar na Universidade de Toronto. Foi a primeira mulher a obter um título de doutorado em Ciência da Computação.


Após retornar, ajudou a simplificar uma linguagem anteriormente criada criando o Transcode, que foi bem-sucedido e sobre este tema escreveu uma série de artigos.


Beatrice lecionou vários cursos em Toronto até 1965, quando foi para a Universidade de Queen, em Ontário. Em 1972, tirou um ano sabático e foi para a universidade de Waterloo, também em Ontário, para se dedicar à linguagem Assembler e sua relação com a estrutura de computadores. Lá, faleceu precocemente aos 50 anos.


Em 2014, recebeu um reconhecimento da Associação Canadense de Ciência da Computação.


 

Fonte da imagem: Raymond, Katrine. "Beatrice Worsley". The Canadian Encyclopedia, 03 October 2017, Historica Canada. www.thecanadianencyclopedia.ca/en/article/beatrice-worsley. Accessed 09 July 2024


 
4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page