top of page
  • Foto do escritorFpM

Mais Mulheres na Tecnologia

Celina Gomes para BlogFpM.


Vamos voltar ao tema das mulheres na tecnologia? Vamos lembrar que foi uma mulher, das duas primeiras pessoas a obterem um doutorado em Ciência da Computação nos Estados Unidos. E era uma freira: irmã Mary Keller.


Nascida provavelmente em 1913, tornou-se freira em 1940. Em 1943 tornou-se bacharel em Matemática, continuando seus estudos no mestrado em Física e Matemática. Em 1958 começou a trabalhar no desenvolvimento da linguagem BASIC e o Dartmouth College alterou a restrição que impedia mulheres de lá trabalharem para que ela pudesse participar.


Em 1965 defendeu sua tese de doutorado intitulada Inferência indutiva em padrões gerados por computador. Faleceu em 1985 e ainda estava atuante na Ciência da Computação.


Entre suas principais contribuições estão a criação de um departamento de Ciências da Computação na Universidade Clarke, em Iowa, onde existe uma bolsa de estudos com seu nome. Ela criou o programa de mestrado para aplicações computacionais na Educação. Escreveu livros sobre computação e anteviu o potencial da Computação para prover o acesso à informação e expandir a Educação.


Ela acreditava que quanto mais pessoas tivessem acesso a informações e recursos computacionais, melhor poderiam se desenvolver. Para ela, a informação não tem utilidade, a menos que esteja disponível.


Ela também pode ser considerada pioneira na Inteligência Artificial, pois seus algoritmos destinavam-se a simular o processo cognitivo.


Realmente uma mulher admirável.

 

Fonte das imagens: Mary Keller

 
20 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page