• FpM

Capital de Giro

Atualizado: 15 de Jul de 2018

Ouvimos muito falar em necessidade de capital de giro (NCG), empréstimos para capital de giro, mas afinal o que significa?


O capital de giro é um indicador do equilíbrio financeiro da empresa. Para entendermos melhor, pense que cada empresa tem seu ciclo de caixa ou seja, o período de tempo entre o pagamento dos compromissos (materiais, salários, impostos) e os recebimentos das vendas efetuadas. O capital de giro é o valor necessário para cobrir os compromissos de pagamentos até que os recursos das vendas sejam recebidos.


Por isso é importante acompanhar os valores e datas dos pagamentos e analisá-los junto com as datas de recebimento. Se sua empresa possui muitas vendas a prazo ou no cartão de crédito, é importante negociar prazos de pagamentos mais longos com seu fornecedores, já que não temos como adiar o pagamento de salários e impostos e corremos o risco de perder vendas se não dermos prazo maior.


Se você possui um estoque elevado, isto aumenta seu compromisso com os fornecedores de materiais e consequentemente sua necessidade de capital de giro, caso venda a prazo.


É fundamental para qualquer negócio acompanhar o fluxo de caixa, onde recebimentos e pagamentos são registrados, permitindo-se verificar os saldos diários de sobra ou falta de recursos e os montantes acumulados.

Fonte da imagem: Capital de Giro

#Finanças #Capital #Giro #Planejamento #Gestão #Contabilidade #Indicadores #Fluxo #NCG #FpM #FaleConosco

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ