top of page
  • Foto do escritorFpM

Gestão de Capital de Giro

Atualizado: 30 de jun. de 2021

Ouvimos muito falar em necessidade de capital de giro (NCG), empréstimos para capital de giro, mas afinal o que significa?


Capital de Giro

O capital de giro é um indicador do equilíbrio financeiro da empresa. Para entendermos melhor, pense que cada empresa tem seu ciclo de caixa ou seja, o período de tempo entre o pagamento dos compromissos (materiais, salários, impostos) e os recebimentos das vendas efetuadas. O capital de giro é o valor necessário para cobrir os compromissos de pagamentos até que os recursos das vendas sejam recebidos.


Por isso é importante acompanhar os valores e datas dos pagamentos e analisá-los junto com as datas de recebimento. Se sua empresa possui muitas vendas a prazo ou no cartão de crédito, é importante negociar prazos de pagamentos mais longos com seu fornecedores, já que não temos como adiar o pagamento de salários e impostos e corremos o risco de perder vendas se não dermos prazo maior.


Se você possui um estoque elevado, isto aumenta seu compromisso com os fornecedores de materiais e consequentemente sua necessidade de capital de giro, caso venda a prazo.


É fundamental para qualquer negócio acompanhar o fluxo de caixa, onde recebimentos e pagamentos são registrados, permitindo-se verificar os saldos diários de sobra ou falta de recursos e os montantes acumulados.

 

Fonte da imagem: Capital de Giro

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page