top of page
  • Foto do escritorFpM

Cidades Mais Caras e Inflação Mundial

Quais são as cidades mais caras do mundo? Onde vivem os bilionários e milionários? Quais as cidades mais caras do mundo para os milionários?


Cidade mais cara do mundo em 2022 e 2023  - Cingapura
Entardecer em Cingapura - Fonte: Freepik

 Quais são as cidades mais caras do mundo?

Esta pergunta é respondida por pesquisa anual EIU’s Worldwide Cost*. A pesquisa compara preços de mais de 200 produtos e serviços em 172 cidades.

* Existem outros índices. A classificação pode mudar conforme a metodologia e objetivo, como o desenvolvido pela empresa de mobilidade global ECA International, que visa refletir um estilo de vida internacional para expatriados

As 10 cidades mais caras em 2023 trocaram de posição em relação ao ano anterior, mas não se alteraram (quadro abaixo). Cingapura se mantém na 1⁠ª posição em 2022 e 23.

Segundo a pesquisa, a variação das posições foi influenciada pela apreciação de outras moedas em relação ao dólar.

 

Os preços globais, na pesquisa efetuada entre 14/ago e 11/set/23, variou 7,6% em moeda local, ligeiramente inferior do 8,1% de 2022. O mercado acredita que o risco de inflação alta continua em 2024.


O que são milionários?

Existem metodologias mais simples, outras mais complexas. As listas vão variar com as definições.


Uma definição simples se confunde com a de investidor qualificado em dólar*. São aqueles com mais de US$ 1 milhão em valores no mercado financeiro, o que inclui dinheiro, conta-corrente, investimento em títulos do governo, fundos, ações, entre outros.

* No Brasil o investidor qualificado é aquele com um milhão de reais

 Este conceito abrange apenas o universo das aplicações financeiras, mas sabemos que pode haver super ricos em outros tipos de aplicação como participação em empresas, imóveis, obras de arte, joias, entre outros.


Além disso, o intervalo é muito grande até atingir o Bilhão. Se uma pessoa se encaixa na faixa mais baixa, pode até entrar na estatística… mas não se engane, o estilo de vida está longe de acompanhar um milionário de uma categoria um pouco mais acima…  


O intervalo é tão grande que as instituições financeiras classificam os clientes com mais de US$10milhões como ultra milionários (UNHW – Ultra High Net Worth), ainda muito longe dos centi-milionários.

 

Uma definição mais complexa de bilionários é da Forbes. A lista é publicada desde mar/87. Determina o Patrimonio Líquido Pessoal (Ativos – Passivos). O conceito é simples, o levantamento dos dados é complexo


Segundo a Forbes o Brasil tinha 51 bilionários em abr/23. A lista já foi maior, eram 62 na lista publicada em 2022. Por ironia, entre os 10 (dez) mais ricos faz parte o trio da 3G Capital, aqueles sócios de referência da Americanas.



Onde vivem os bilionários e milionários?

Segundo a empresa Henley &Partners em parceria com a empresa global de inteligência patrimonial New World Wealth, os Estados Unidos participam com 10 entre as 50 cidades com maior concentração de milionários. Sendo a 1ª Nova York.


Onde moram os bilionários brasileiros? Entre os 10 primeiros, 5 moram no exterior, sendo 3 na Suíça, 1 em Cingapura, 1 nos EUA. Os 5 (cinco) que moram no Brasil, estão em São Paulo e Rio de janeiro.


Segundo a consultoria a inflação no mercado de luxo em moeda local do último ano (2023) foi de 13% e 6% em USD.



 

Este mapeamento está muito longe da realidade da maior parte da população mundial..... Então, para que serve?

Alguns pontos para refletir…


 O levantamento pode indicar cidades mais seguras para moradia, e onde se encontram maiores oportunidades, o que abrange trabalho, lazer e cultura.


Em economia se consegue verificar a variação das moedas em relação ao dólar, e impacto e tendências da inflação, que tem componentes regionais.


É importante para quem trabalha no mercado de luxo, pode indicar tendências de consumo. Os ricos são formadores de opinião, influenciadores.


Uma pesquisa sobre as melhores cidades para expatriados traz um resultado bem curioso. Disponibilizamos o link: Ranking de Cidades para Expatriados. Assunto de outro post.


 

Fonte da Imagem: hit1912 no Freepik

 
28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page