top of page
  • Foto do escritorFpM

Como a Tecnologia Está Mudando os Perfis Profissionais

Celina Gomes para BlogFpM.


O impacto da Inteligência Artificial (IA) já se faz sentir no mercado de trabalho, mas, ao contrário das previsões iniciais, bastante pessimistas, a visão que existe atualmente é que ela irá permear muitas funções e atividades em diversos ramos da economia.


A visão é a de que a IA não vai “roubar” os empregos, mas que os profissionais precisam conhecer as ferramentas para serem mais produtivos e assertivos em suas áreas de atuação.


A Freshworks, fornecedora de softwares empresariais, mapeou dados sobre as principais demandas de profissionais e calculou o percentual de aumento de ofertas que pediam conhecimento de ferramentas de IA. Segue a relação:


Ofertas de Trabalho aumentam em Função da Inteligência Artificial

 

Notamos que as primeiras posições estão mais ligadas a atividades de Tecnologia da Informação em si, ou seja, a TI é a primeira a ser impactada pela IA. Mas vemos que as demais são, em geral, funções de nível superior, envolvendo os chamados trabalhadores do conhecimento.


Em outras épocas, a mecanização e automação atuaram sobre funções operacionais, mas a IA terá seu principal impacto em funções do conhecimento, que envolvem colaboração e tomada de decisão. Por isso, e dados os vieses e limitações das ferramentas, é importante que os resultados sejam validados por profissionais.


 

Fonte da imagem: Freepik

 
7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page