top of page
  • Foto do escritorFpM

Compliance, como começar?

Atualizado: 9 de jun. de 2021

Neste artigo procuramos responder algumas dúvidas sobre a implantação do Compliance. Como começar? Quais os primeiros passos? Vamos conhecer as profissões que atuam na área e as primeiras atividades.


Primeiros passos em Compliance

Precisa ser advogado para atuar na área de Compliance? Este é um mito! A área de compliance aceita profissionais de diversas formações, como administração, contabilidade, direito, engenharia, jornalismo. É multidisciplinar.

Qual a vantagem de cada profissão?

  • Advogados têm conhecimento das leis, e compliance está muito associado ao seu cumprimento, principalmente a lei anticorrupção. Por este motivo é tão associado com advogados.

  • Jornalistas e profissionais de comunicação, por sua vez, tendem a escrever códigos de conduta com linguagem menos técnica, mais fácil de compreender pelas empresas.

  • Profissionais oriundos de exatas se diferenciam nos controles internos e na avaliação de risco. É nesta área, que nós do Finanças por Mulheres nos destacamos, onde começa todo o trabalho de compliance, a base do código de conduta e no acompanhamento efetivo das normas.

A 1a fase trata da implantação de compliance trata dos riscos.

Como se faz a avaliação de riscos focada em compliance? O mapeamento dos riscos focado em compliance (compliance risk assessment – CRA) tem os seguintes passos:

  • Análise de relatórios publicados e internos da empresa, como os gerados pela contabilidade e qualidade

  • Avaliação do mercado de atuação e concorrentes

  • Entrevistas com os executivos e funcionários da empresa

  • Conhecidos os riscos, ordena-se e prioriza-se com técnicas estatísticas.

O código de conduta, contendo políticas e procedimentos, é desenvolvido, preferencialmente, após esta 1ª etapa, de avaliação de riscos.

A correta avaliação de risco é o alicerce no programa de compliance, “a fundação” usando um termo de "engenharia civil". O conhecimento adquirido nesta fase é fundamental e por isso é preciso ser bem criterioso neste levantamento. Como o risco é inerente a qualquer negócio, esta análise se aplica em empresas de qualquer porte. Saiba mais sobre compliance nos artigos que publicamos: (1) Compliance, Objetivo e Benefícios (2) Implementação do Compliance

 

Fontes da imagens: Primeiros passos em Compliance

 
30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page