top of page
  • Foto do escritorFpM

Noções de Contabilidade - parte 3

Atualizado: há 5 dias

Neste artigo, vamos conhecer o Demonstração de Resultados (DRE), que é o principal relatório para acompanhamento do desempenho do negócio, ou seja, determina seu lucro ou prejuízo.


Os elementos que levam à mensuração do resultado (lucro) da empresa são as receitas, custos e as despesas (gastos).


Noções de Contabilidade - Demonstrativo de Resultado

As receitas representam a geração de recursos provenientes da atividade da empresa, tais como vendas de produtos, e prestação de serviços. As despesas se referem aos gastos associados à obtenção destas receitas, são as despesas com salários, propaganda, luz, comunicações etc.


Simplificadamente o Demonstrativo de Resultado se divide por grupos.


Demonstrativo de Resultados

Todos os itens podem ser mais detalhados, de acordo com a natureza do negócio. O ideal é que a abertura das receitas e despesas ajude a controlar aquelas de maior relevância.


Também existem variações na nomenclatura dos itens, que podem variar conforme o negócio. Mal comparando, é como estudar uma língua estrangeira, existem sinônimos.


 

Vamos explicar um pouco mais cada um destes grupos:


Receitas Bruta de Vendas/ Serviços – é o valor que a empresa recebeu ou irá receber (no caso de vendas a prazo) pelas vendas efetuadas a seus clientes. São deduzidos os impostos incidentes sobre estas vendas e as eventuais devoluções de mercadorias.


Receita Líquida, que é o que efetivamente fica na empresa, após impostos sobre receita e devoluções.


Custo da Mercadoria Vendida (ou do serviço prestado) – trata-se do custo dos insumos consumidos para se produzir os itens vendidos ou os serviços prestados. O Lucro Bruto é o valor da Receita bruta deduzido do Custo da Mercadoria Vendida.


Despesas com vendas, operacionais, administrativas – representam as despesas com vendas (comissões vendedores, marketing), gastos com áreas que atendem a toda a empresa (contabilidade, jurídico, informática) e gastos com aluguéis, condomínio, material de escritório, energia, comunicações etc.


Receitas ou despesas financeiras – proveniente de aplicações financeiras de sobras de caixa ou de juros a pagar sobre empréstimos.


Outras receitas e despesas podem ser decorrente da venda de ativos, onde pode-se obter lucro ou prejuízo, não sendo realcionadas a operação diretamente.


Imposto de Renda e Contribuição Social - função do regime tributário, neste caso, lucro real. São apurados pelo regime de competência, ou seja com base no lucro contábil registrado no mês, conforme instruções da Receita Federal.


Chegamos então ao Lucro Líquido, que demonstra quanto a empresa gerou no período em questão.


A Demonstração de Resultados é fundamental para que se acompanhe a performance da empresa e de seus gestores. Os relatórios contábeis precisam ser detalhados para atender às regras determinadas para atender o publico externo, nem sempre adequados para análise interna, por isso a maioria das empresas trabalha com relatórios gerenciais, que organizam os dados de modo a fornecer de forma mais direta, os indicadores e os resultados que os gestores e os donos desejam acompanhar.


Artigos anteriores:

 

Fonte da Imagem: Contabilidade

 
135 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page