
Noções de Contabilidade - parte 3
Atualizado: 3 de jul. de 2021
Neste artigo, nos aprofundaremos na Demonstração de Resultados (DRE), que é o principal relatório para acompanhamento do desempenho do negócio, ou seja, determina seu lucro ou prejuízo.
Os elementos que levam à mensuração do resultado da empresa são as receitas, custos e as despesas.

As receitas representam a geração de recursos provenientes da atividade da empresa, tais como vendas de produtos, e prestação de serviços. As despesas se referem aos gastos associados à obtenção destas receitas, são as despesas com salários, propaganda, luz, comunicações etc.
Simplificadamente, teríamos:
Receita bruta de vendas e/ou serviços
- Deduções da receita
= Receita líquida
- Custo da Mercadoria Vendida
= Resultado bruto
- Despesas de vendas
- Despesas operacionais
- Despesas gerais e administrativas
= Resultado operacional
+/- Receitas/despesas financeiras
+/- Outras receitas/despesas
= Resultado antes do Imposto de Renda
- Imposto de Renda + Contribuição Social
= Resultado Líquido
Todos os itens podem ser mais detalhados, de acordo com a natureza do negócio. O ideal é que a abertura das receitas e despesas ajude a controlar aquelas de maior relevância.
Também encontramos variações na nomenclatura dos itens, que podem variar conforme o negócio.
Vamos explicar um pouco mais cada um destes grupos:
Receitas Bruta de Vendas/ Serviços – é o valor que a empresa recebeu ou irá receber (no caso de vendas a prazo) pelas vendas efetuadas a seus clientes. São deduzidos os impostos incidentes sobre estas vendas e as eventuais devoluções de mercadorias, chegando-se a
Receita Líquida, que é o que efetivamente fica na empresa.
Custo da Mercadoria Vendida (ou do serviço prestado) – trata-se do custo dos insumos consumidos para se produzir os itens vendidos ou os serviços prestados. O Lucro Bruto é o valor da Receita bruta deduzido do Custo da Mercadoria Vendida.
Despesas com vendas, operacionais, administrativas – representam as despesas com vendas (comissões vendedores, marketing), gastos com áreas que atendem a toda a empresa (contabilidade, jurídico, informática) e gastos com aluguéis, condomínio, material de escritório, energia, comunicações etc.
Receitas ou despesas financeiras – proveniente de aplicações financeiras de sobras de caixa ou de juros a pagar sobre empréstimos.
Outras receitas e despesas podem ser decorrente da venda de ativos, onde pode-se obter lucro ou prejuízo.
Imposto de Renda e Contribuição Social - devem ser apurados pelo regime de competência, ou seja com base no lucro contábil registrado no mês, conforme instruções da Receita Federal.
Chegamos então ao Lucro Líquido, que demonstra quanto a empresa gerou no período em questão.
A Demonstração de Resultados é fundamental para que se acompanhe a performance da empresa e de seus gestores. Os relatórios contábeis precisam ser detalhados para atender às regras determinadas para atender o publico externo, nem sempre adequados para análise interna, por isso a maioria das empresas trabalha com relatórios gerenciais, que organizam os dados de modo a fornecer de forma mais direta, os indicadores e os resultados que os gestores e os donos desejam acompanhar.
Artigos anteriores:
Noções de contabilidade - parte 1 - Introdução
Noções de contabilidade - parte 2 - Balanço Patrimonial
Fonte da Imagem: Contabilidade
#Contabilidade #Controladoria #PlanodeContas #FpMserviços #FpMconsultoria