Noções de Contabilidade - parte 1
A contabilidade é um sistema de registro monetário das operações da empresa. Através dela, todos os eventos de compras, vendas, pagamentos, empréstimos, aplicações financeiras, dentre outros, são registrados de forma estruturada, a fim de fornecer informações sobre a situação patrimonial e financeira da empresa e seus resultados. Além disso, seus registros servem de base para a correta apuração e recolhimento de impostos e encargos, deixando a empresa em dia com suas obrigações tributárias.

A contabilidade coleta, classifica, organiza e gera relatórios para análise da performance da empresa, tanto para usuários internos quanto externos. Como usuários externos temos os fornecedores, os clientes, credores, governo, e investidores, no caso de empresas de capital aberto. O público interno é composto pelos empregados, diretoria e
principalmente acionistas.
A contabilidade serve de base para o processo de Planejamento e Controle, fornecendo as informações que serão utilizadas na análise de performance de cada negócio, através de relatórios gerenciais, e consequentemente suportando o planejamento estratégico da empresa. Por isso, é importante que seus registros sejam confiáveis, compreensíveis, relevantes e comparáveis ao longo do tempo com sua própria evolução e com a de seus concorrentes.
A confiabilidade é garantida através da utilização de princípios contábeis, mundialmente aceitos. O mais importante princípio da contabilidade é o regime de competência, em que receitas e despesas devem ser registradas de acordo com o período a que pertencem. Por exemplo, se uma empresa paga 3 meses adiantados de aluguel, pelo regime de competência, lançaremos na despesa de cada mês somente um aluguel. O desembolso dos 3 meses será computado no fluxo de caixa na sua totalidade.
As principais demonstrações contábeis são:
Balanço Patrimonial (BP)– mostra a situação patrimonial da empresa em um determinado momento, refletindo como o patrimônio está aplicado e como é financiado.
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) – indica a “riqueza” gerada pela empresa em determinado período.
Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) – mostra as movimentações ocorridas no caixa em determinado período.
Existem ainda outros relatórios como a Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e a Demonstração de Valor Adicionado (DVA), adotados por empresas de maior porte, mostrando a contribuição gerada para diversos setores da sociedade, como empregados, governo, financiadores e acionistas.
Vamos nos aprofundar sobre as principais demonstrações contábeis nos próximos artigos, o Balanço Patrimonial (BP) e o Demonstração de Resultados (DRE).
Fonte da Imagem: Contabilidade
#Contabilidade #Controladoria #PlanodeContas #FpM #FaleConosco