top of page
  • Foto do escritorFpM

Noções de Contabilidade - parte 1

Atualizado: há 5 dias

A contabilidade é um sistema de registro monetário das operações da empresa. Através dela, todos os eventos de compras, vendas, pagamentos, empréstimos, aplicações financeiras, dentre outros, são registrados de forma estruturada, a fim de fornecer informações sobre a situação patrimonial e financeira da empresa e seus resultados. Além disso, seus registros servem de base para a correta apuração e recolhimento de impostos e encargos, deixando a empresa em dia com suas obrigações tributárias.


Noções de Contabilidade

A contabilidade coleta, classifica, organiza os dados e gera relatórios para análise da performance da empresa, tanto para usuários internos quanto externos.


Como usuários externos temos os fornecedores, os clientes, credores, governo, e investidores, no caso de empresas de capital aberto. O público interno é composto pelos gestores e acionistas.


Algumas pessoas comparam contabilidade com"língua estrangeira", pois seria a linguagem dos negócios. Para outros pode ser definida como um grande banco de dados, o que foi possível após o desenvolvimento de sistemas.


A contabilidade segue uma metodologia chamada "partida dobradas", significa que cada evento tem dois lançamentos.


Os pressupostos básicos da contabilidade são de continuidade e competência.

O regime de competência significa que receitas e despesas devem ser registradas de acordo com o período a que pertencem, quando ocorreu o evento. Por exemplo, se uma empresa paga 3 meses adiantados de aluguel, pelo regime de competência, lançaremos na despesa de cada mês somente um aluguel. O desembolso dos 3 meses será computado no fluxo de caixa na sua totalidade do pagamento


As caracteristicas qualitativas são: confiabilidade, compreensibilidade , relevância e comparabilidade.


As principais demonstrações contábeis são:


Existem ainda outros relatórios como a Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e a Demonstração de Valor Adicionado (DVA), adotados por empresas de maior porte, mostrando a contribuição gerada para diversos setores da sociedade, como empregados, governo, financiadores e acionistas.


Vamos nos aprofundar sobre as principais demonstrações contábeis nos próximos artigos, o Balanço Patrimonial (BP) e o Demonstração de Resultados (DRE).


 

Fonte da Imagem: Contabilidade

 
225 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page