top of page
  • Foto do escritorFpM

Corporate Washing

Wash em inglês significa lavar. No mercado corporativo é associado com divulgação de ações que melhoram a imagem da empresa, sem refletir necessariamente a realidade.

Existem várias “lavagens de informação”. Sendo greenwashing o termo mais famoso.


Greenwashing em português seria “lavagem, banho ou maquiagem verde”. São ações de marketing que induzem a interpretação que a empresa se preocupa com gestão ambiental. Nem sempre os fatos correspondem ao divulgado ou são apenas parciais.



O termo “greenwash” remete a 1986 quando Jay Westervel, ambientalista americano, constatou que a ação de um hotel que parecia interessante para o meio ambiente, visava apenas o lucro. Existem vários artigos que dizem o termo foi usado pela primeira vez em uma publicação da revista New Scientist.


Independente da origem do termo, trata de uma preocupação com mais de 30 anos. Na literatura se encontram argumentos que algumas empresas se utilizam da prática desde a década de 50. O termo faz uma analogia com “brainswahing” (lavagem cerebral).


Outros termos relacionados a Lavagem Corporativa:

· Socialwashing é similar ao greenwashing, significa que a empresa diz ao mercado ser socialmente consciente, sendo que o discurso não espelha a realidade.

· Bluewashing (lavagem azul) seria a prática de empresas se inscreverem no pacto global da ONU para melhorar a imagem e desviar atenção de práticas comerciais controversas.

No limite, Corporate Washing pode ser considerada como propaganda enganosa.

Cada vez mais os investidores buscam empresas comprometidas com os fatores ESG (ambiental, social e governança).


É fundamental verificar as ações das organizações, se efetivamente fazem diferença, se a preocupação com o meio ambiente e o social é real, e não apenas ações paliativas e de marketing. Sabemos que não é fácil identificar.

 

Fonte da Imagem:

(1) top-view-paint-can onFreepik

(2) businessman-tries-balance-right-wrong johnstocker on Freepik

 
18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page