top of page
  • Foto do escritorFpM

Como Medir Sustentabilidade Corporativa? Modelo TBL

Sustentabilidade corporativa e práticas de gestão relacionadas têm sido discutidas na literatura acadêmica por muitos estudiosos e profissionais como uma concepção chave no estudo das relações empresariais e sociais.


O conceito de desenvolvimento sustentável na sociedade foi introduzido pela ONU em 1987 com o relatório "Nosso Futuro Comum".


"Desenvolvimento sustentável na sociedade é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de atender as necessidades futuras das próximas gerações."


Sustentabilidade Corporativa

Alguns anos após, em 1994, John Elkignton consultor britânico considerado autoridade mundial em responsabilidade corporativa e capitalismo sustentável, propôs o modelo Triple Bottom Line (TBL) ou Tripé da Sustentabilidade.


O modelo visa avaliar a performance de uma empresa dentro deste contexto. A proposta defende que a gestão empresarial deve considerar todos os impactos da empresa em dimensões, os 3Ps da sustentabilidade:

  • Profit (Lucro) que abrange as medidas tradicionais de resultado financeiro, mercadológico e governança.

  • People (Pessoas) mede o respeito aos envolvidos, pessoas, consumidores, fornecedores, a comunidade.

  • Planet (Planeta) é a medida de reponsabilidade ambiental. Mede o impacto das operações no planeta.


De certa forma, o TBL pode ser considerado uma extensão do BsC (Balanced Scorecard) que mede a empresa em 4 (quatro) perspectivas (Finanças, clientes, Processos, Inovação e Aprendizado).

O princípio fundamental das metodologias é que os itens medidos são os que se presta atenção. As empresas só serão social e ambientalmente responsáveis quando passarem a medir estes impactos.

Como medir o impacto do derramamento de petróleo e desmatamento? Não é simples!

O problema da metodologia TBL está na dificuldade de se atribuir parâmetros em itens como estes.


De qualquer forma, a metodologia desencadeou outras iniciativas. TBL é anterior ao conceito ESG, que surgiu em 2004. Existe um debate se o conceito ESG seria uma evolução do TBL, sem consenso.


O próprio Elkington publicou um artigo atualizando seu ponto de vista sobre TBL na Harvard Business Review em jun/18 (véspera dos 25 anos) que chamou de "recall".

 
 


35 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page