Sustentabilidade corporativa e práticas de gestão relacionadas têm sido discutidas na literatura acadêmica por muitos estudiosos e profissionais como uma concepção chave no estudo das relações empresariais e sociais.
O conceito de desenvolvimento sustentável na sociedade foi introduzido pela ONU em 1987 com o relatório "Nosso Futuro Comum".
"Desenvolvimento sustentável na sociedade é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de atender as necessidades futuras das próximas gerações."
Alguns anos após, em 1994, John Elkignton consultor britânico considerado autoridade mundial em responsabilidade corporativa e capitalismo sustentável, propôs o modelo Triple Bottom Line (TBL) ou Tripé da Sustentabilidade.
O modelo visa avaliar a performance de uma empresa dentro deste contexto. A proposta defende que a gestão empresarial deve considerar todos os impactos da empresa em dimensões, os 3Ps da sustentabilidade:
Profit (Lucro) que abrange as medidas tradicionais de resultado financeiro, mercadológico e governança.
People (Pessoas) mede o respeito aos envolvidos, pessoas, consumidores, fornecedores, a comunidade.
Planet (Planeta) é a medida de reponsabilidade ambiental. Mede o impacto das operações no planeta.
De certa forma, o TBL pode ser considerado uma extensão do BsC (Balanced Scorecard) que mede a empresa em 4 (quatro) perspectivas (Finanças, clientes, Processos, Inovação e Aprendizado).
O princípio fundamental das metodologias é que os itens medidos são os que se presta atenção. As empresas só serão social e ambientalmente responsáveis quando passarem a medir estes impactos.
Como medir o impacto do derramamento de petróleo e desmatamento? Não é simples!
O problema da metodologia TBL está na dificuldade de se atribuir parâmetros em itens como estes.
De qualquer forma, a metodologia desencadeou outras iniciativas. TBL é anterior ao conceito ESG, que surgiu em 2004. Existe um debate se o conceito ESG seria uma evolução do TBL, sem consenso.
O próprio Elkington publicou um artigo atualizando seu ponto de vista sobre TBL na Harvard Business Review em jun/18 (véspera dos 25 anos) que chamou de "recall".
Fonte da imagem: (1) Desenvolvimento sustentável ; (2) Triple Botton Line
#Governança #Estratégia #Sustentabilidade #SustentabilidadeCorporativa #ESG #Triplebottonline #ONU #Elkington #TBL
Comments