top of page
  • Foto do escritorFpM

Introdução ao ESG

Atualizado: 19 de abr. de 2023

A sigla ESG surgiu em 2004, no relatório Who Cares Win* , em livre tradução "quem se importa ganha", uma iniciativa da ONU.

* Who Cares Win é um relatório elaborado por 20 instituições financeiras de 9 países, do qual o Brasil faz parte.

ESG, do inglês, ASG em português, tem o seguinte significado:


E – Environmental (em português A - ambiente)

Trata da responsabilidade com o meio ambiente, sua conservação. Abrange temas como poluição e gestão de resíduos, eficiência energética, desmatamento, emissão de carbono, tratamento de animais.


S – Social

Responsabilidade social de uma organização envolve a qualidade das relações. Abrange clientes, fornecedores, funcionários, ações sociais e relacionamento com a comunidade.


G – Governance (Governança)

São as práticas de administração de uma empresa, a conduta corporativa, cumprimento de suas regras. Trata de ética e transparência. É composto por temas como prestação de contas, composição do conselho e seus comitês, relação com entidades do governo.


Atualmente ESG está associado com a estratégia da empresa. Visa garantir que a organização busque às melhores práticas ambientais e sociais, que vai além de gerar riquezas para os acionistas e empregos.


Na prática, o que se espera é que a empresa ESG tenha comportamento que minimize impactos no meio ambiente, busquem a equidade social, e tenham uma administração transparente.


Vamos continuar...

 

Fonte da imagem: by redgreystock on Freepik

 
48 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page