A sigla ESG surgiu em 2004, no relatório Who Cares Win* , em livre tradução "quem se importa ganha", uma iniciativa da ONU.
* Who Cares Win é um relatório elaborado por 20 instituições financeiras de 9 países, do qual o Brasil faz parte.

ESG, do inglês, ASG em português, tem o seguinte significado:
E – Environmental (em português A - ambiente)
Trata da responsabilidade com o meio ambiente, sua conservação. Abrange temas como poluição e gestão de resíduos, eficiência energética, desmatamento, emissão de carbono, tratamento de animais.
S – Social
Responsabilidade social de uma organização envolve a qualidade das relações. Abrange clientes, fornecedores, funcionários, ações sociais e relacionamento com a comunidade.
G – Governance (Governança)
São as práticas de administração de uma empresa, a conduta corporativa, cumprimento de suas regras. Trata de ética e transparência. É composto por temas como prestação de contas, composição do conselho e seus comitês, relação com entidades do governo.
Atualmente ESG está associado com a estratégia da empresa. Visa garantir que a organização busque às melhores práticas ambientais e sociais, que vai além de gerar riquezas para os acionistas e empregos.
Na prática, o que se espera é que a empresa ESG tenha comportamento que minimize impactos no meio ambiente, busquem a equidade social, e tenham uma administração transparente.
Vamos continuar...
Fonte da imagem: by redgreystock on Freepik
Comments