Como deve ser uma economia sustentável? Segundo Kate Raworth da Universidade de Oxford, do formato de um “donut”. O conceito foi publicado em 2012 em relatório da Oxfam, seguido de livro em 2017.
O modelo busca um capitalismo responsável, onde o bem-estar dos humanos vem em primeiro lugar, em vez de crescimento contínuo que é incompatível com os recursos limitados do planeta.
A economista inglesa defende que a economia deve focar em progresso, que não é sinônimo de crescimento infinito. Na natureza nada cresce para sempre.
Para Kate o grande desafio do século XXI é satisfazer a necessidade de todos dentro dos limites do planeta. O progresso teria outras métricas além do dinheiro.
Donut (Doughnut em inglês) é um doce em forma de rosca com o meio vazio. A rosca representa o que se deseja obter para uma existência prospera (12 alicerces sociais) sem agredir o planeta. O objetivo é evitar o uso excessivo de recursos do planeta.
Amsterdam foi a 1ª cidade a adotar o modelo Donut em 2020 para reduzir os efeitos da pandemia de Covid19.
Se por um lado o modelo parece utópico e mais voltado para os economistas e formuladores de políticas públicas, pode ser adotado por empresas. O conceito é aderente aos fatores ESG, economia circular e economia regenerativa.
Em 2017 Kate publicou o livro “Economia Donut – Uma Alternativa ao Crescimento a qualquer custo que serve de referencia para o debate de futuro melhor.
Para saber mais disponibilizamos link de dois vídeos com Kate Raworth, com acesso em 30/abr/23:
TED em 2018
Fontes da imagem: (1) @catalyststuff on Freepik (2) Diagrama Donut (3) Economia Donut
#Economia #Sustentabilidade #ModeloDonut #Donut #EconomiaCircular #Crescimento #EconomiaRegenerativa #EconomiaComparilhada #KateRaworth
Comments