top of page
  • Foto do escritorFpM

Entendendo a Tecnologia Blockchain

Atualizado: 30 de jun. de 2021

A tecnologia blockchain foi inicialmente desenvolvida em 2008, por Satoshi Nakamoto, criador da criptomoeda Bitcoin, a fim de garantir a segurança das transações, que só poderiam ser feitas uma vez.


O Blockchain, cadeia de blocos, é uma revolução em tecnologia! Sua estrutura de dados digital é considerada inviolável, uma vez que armazena dados de maneira descentralizada*, compartilhando-os entre todos os computadores de uma determinada rede, garantindo a autenticidade das informações.

Rede descentralizada - Blockchain
* Redes podem ser Centralizadas (esquerda), Descentralizadas (centro) ou Distribuídas (direita)

Essa tecnologia tem como grande vantagem eliminar a necessidade de intermediários confiáveis que assegurem a conclusão da transação.


Como funciona?

Se inicia com uma transação entre duas partes, que é considerada a unidade básica de informação. A transação pode ser monetária ou não.

Transação em Blockchain

De forma simplificada temos:

1) A transação é transmitida a uma rede de computadores, chamados “nós”.

2) Todos os “nós” têm cópia da transação.

3) A rede de “nós” valida a transação e o status do usuário, usando algoritmos previamente definidos. É como se a transação fosse confirmada, consensada pelos “nós” que compõem a rede.

4) A validação da transação* se dá através da geração de códigos (hash). Composto por números encriptados que atuam como “protocolo”.

5) Cada vez que um bloco é criado, ele é agregado ao blockchain existente, de maneira permanente e inalterável

 

*Um conjunto de transações constitui-se em um bloco (origem do nome Blockchain – cadeia de blocos). Uma vez gerado este código a transação não pode mais ser alterada, a menos que se alterem todas as transações anteriores, criando-se novos códigos de validação. Por isso as transações registradas são consideradas imutáveis.


Nós em Blockchain

Em termos práticos, que vantagens já podemos atribuir ao blockchain?

  • Empoderamento do usuário com maior transparência

  • Privacidade, integridade do processo, imutabilidade das transações

  • Eliminação de uma autoridade central (administrador da rede), através da validação por consenso

  • Transações rápidas e seguras, criptografadas

No Brasil, empresas como Petrobras, Bradesco e BRF têm desenvolvido projetos utilizando esta tecnologia. A IBM já investiu US$ 5,5 milhões em um datacenter em São Paulo, dedicado ao blockchain, a fim de atender à legislação sobre a permanência de dados no Brasil e já desenvolveu uma plataforma para a a Maersk, prestadora de serviços de navegação marítima, em que todos os envolvidos numa encomenda visualizam a localização exata das mercadorias nos contêineres.

No mundo, a tecnologia blockchain, além das aplicações que envolvem segurança de dados e aplicações de identidade, já está sendo utilizada pela indústria automotiva no rastreamento de peças produzidas e pelo Wal Mart no rastreamento da procedência de toda a cadeia de produção, dentre outras.

 

Apesar de todas as vantagens, quais são os principais entraves ao desenvolvimento e implantação desta tecnologia?

A PwC realizou uma ampla pesquisa em 2018 no mundo para responder a pergunta, cujos resultados podem ser vistos no site.


Dentre as principais dificuldades apontadas pela pesquisa da PwC destacamos:

  • Incerteza regulatória

  • Custo, inclusive o da capacitação de talentos

  • Falta de Governança e preocupação com auditoria

  • Falta de confiança entre usuários

  • Insegurança de como começar o processo de utilização

 

Mais uma vez constatamos como a tecnologia está mudando a forma de fazer e de controlar os negócios. As aplicações são inúmeras, podendo se estender ao uso oficial, como por exemplo, cartórios, registros de imóveis, documentos etc. É a tecnologia ampliando os horizontes e modificando as formas de se relacionar entre empresas, governos e cidadãos.

 
 
19 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page