top of page

Evolução da Governança

Atualizado: 9 de jun. de 2021

Um dos primeiros países a elaborar um código de melhores práticas de governança corporativa foi a Inglaterra, em 1992. Foi publicado o Código Cadbury, com foco nos conselhos de administração, em especial na responsabilidade dos conselheiros e em sua independência.


Em 1995 foi aprimorado pelo Comitê Greenbury, que incluiu a questão da remuneração dos administradores. Em 1998, o Comitê Hampel aprimorou e combinou os dois documentos, lançando o Combined Code, que relacionou a governança com a sustentabilidade da empresa no longo prazo. Desde sua divulgação, ele sofreu apenas duas alterações, em 2006 e 2008, e sua adoção passou a ser obrigatória a todas as empresas listadas na Bolsa de Londres.


Evolução da Governanças

Desde o lançamento do Código Cadbury, surgiram diversos códigos ao redor do mundo. Nos anos 1990, investidores institucionais lançaram códigos nos Estados Unidos que deveriam ser seguidos pelas empresas investidas. Em 1998, baseado no Código Hampel, foram publicados os princípios japoneses de governança corporativa – Corporate Governance Principles – A Japanese View.


O código sul-africano King Report, expedido pelo King Committee on Corporate Governance em 1994 e altera