top of page
  • Foto do escritorFpM

Importância do Fluxo de Caixa

Atualizado: há 4 dias

O fluxo de caixa é um dos mais importantes relatórios financeiros, tanto para empresas quanto para a vida pessoal. Através dele controla-se os recebimentos e pagamentos, e se determina o saldo, ou seja, quanto sobra ou falta.


As empresas não podem abrir mão de seu acompanhamento diário, registrando as operações financeiras de todas as naturezas. Estamos diante do dia a dia da gestão financeira (tesouraria).


  • Ao vender um produto a prazo, o valor só será lançado no fluxo de caixa no dia em que “cair na conta do banco”.

  • O mesmo raciocínio ocorre nas despesas antecipadas, o fluxo de caixa vai computar este valor no momento do pagamento, independente do momento da entrega do produto ou prestação de serviços.

Importância do Fluxo de Caixa

Empresários de sucesso costumam dizer que dá para conviver com falta de lucro mas é fatal não ter controle sobre o fluxo de caixa.


Além do acompanhamento diário, o fluxo de caixa é uma ferramenta de planejamento. É muito importante detectar faltas ou sobras de recursos futuras, permitindo ações antecipadas, como negociar prorrogação de vencimentos em caso de falta de recursos ou negociar antecipações vantajosas em caso de sobra de recursos.


As organizações, na maior parte das vezes, têm mais controle sobre o que pagam e por isso é importante ser muito cuidadoso ao projetar os recebimentos. É fundamental ficar atento a política de crédito, avaliando prazos concedidos, atrasos e inadimplência, para se antecipar a problemas e minimizá-los.


Para analisar melhor a performance do negócio, é recomendado separar as receitas e despesas ligadas à operação e lançar separadamente os juros (despesas financeiras) e investimentos em ativos imobilizados e intangíveis que estejam em curso.

FLUXO DE CAIXA DA OPERAÇÃO (FCO) mostra se o negócio se auto sustenta e permite avaliar a qualidade das vendas e das compras, já que recebimentos refletem a política de vendas (prazos de recebimento, descontos) e os pagamentos computam todos os compromissos com fornecedores, incluindo despesas gerais e compra de mercadorias, se for o caso da empresa.


Fluxo de Caixa Operacional


FLUXO DE CAIXA LIVRE (FREE CASH FLOW) reflete os recursos gerados pelo negócio após o pagamento dos investimentos. Indica quanto sobra para o pagamento de dívidas (empréstimos ) e para ser distribuído entre os sócios.


FCL = FLUXO DE CAIXA DA OPERAÇÃO (FCO) – INVESTIMENTOS EM CURSO (FCI)


O FCL vai nortear o futuro da empresa. É importante que seja positivo no longo prazo, permitindo novos investimentos, sejam em expansão, em marketing ou inovação. Mas se for negativo por longo periodo é preciso repensar a operação da empresa, pode ser uma indicação de inviabilidade financeira, e ser necessário uma reestruturação.


 

Fonte da Imagem: (1) vectorjuice on Freepik (2) Fluxo de Caixa

 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page