• FpM

Importância do Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é um dos mais importantes relatórios, tanto para empresas quanto para as pessoas. Através dele pode-se controlar quanto recebemos, quanto gastamos e, mais importante, o quanto sobra ou falta.


As empresas não podem abrir mão de seu acompanhamento diário, registrando recebimentos e pagamentos de todas as naturezas.

Para se analisar melhor a performance do negócio, geralmente separamos as receitas e despesas ligadas à operação e lançamos separadamente eventuais valores de juros e investimentos que estejam em curso.

Lembrando que no fluxo de caixa, vale o dia em que estamos recebendo ou pagando a conta. Por exemplo:

  • Ao vendemos um produto a prazo, o valor só será lançado no fluxo de caixa no dia em que “cair na conta do banco”.

  • O mesmo ocorre para as despesas: em caso de um desconto para pagar antecipadamente 3 meses de aluguel, o fluxo de caixa vai computar este total

  • Enquanto o relatório contábil vai lançar os aluguéis mês a mês – regime de competência).

O fluxo de caixa é muito importante para se projetar faltas ou sobras de recursos, permitindo um melhor planejamento, prorrogando vencimentos em caso de falta de recursos ou negociando antecipações vantajosas em caso de sobra de recursos.


Empresários de sucesso costumam dizer que dá para conviver com falta de lucro mas é fatal não ter controle sobre o fluxo de caixa. Além do acompanhamento diário do que está sendo recebido e pago, ajuda muito fazer projeções de recebimentos e de pagamentos. Na maior parte das vezes temos mais controle sobre o que pagamos e por isso é importante ser muito cuidadoso ao se projetar os recebimentos, sendo mais pessimista, para se antecipar a problemas e minimizá-los.


FLUXO DE CAIXA LIVRE (FREE CASH FLOW) reflete os recursos gerados pelo negócio após o pagamento dos investimentos. Indica, então quanto sobra para o pagamento de dívidas e para ser distribuído entre os sócios.


FLUXO DE CAIXA LIVRE =

(FLUXO DE CAIXA DA OPERAÇÃO – INVESTIMENTOS EM CURSO)


FLUXO DE CAIXA DA OPERAÇÃO nos mostra se o negócio se auto sustenta e permite avaliar a qualidade das vendas e das compras, já que recebimentos refletem a política de vendas (prazos de recebimento, descontos) e os pagamentos computam todos os compromissos com fornecedores, incluindo despesas gerais e compra de mercadorias, se for o caso da empresa.



FLUXO DE CAIXA LIVRE vai nortear o futuro da empresa, pois se for positivo permitirá novos investimentos, sejam em expansão, em marketing ou inovação. Mas se for negativo indica que a empresa precisa captar recursos em bancos para cumprir com suas obrigações.


Sua empresa está gerando Fluxo de Caixa Livre positivo? Sempre pode melhorar! Nossa experiência em gestão de caixa e projeções serão muito úteis para criar ferramentas de controle do seu negócio! Fale com a gente!

Fonte da Imagem: (1) Wix Grafhic Shapes (2) Fluxo de Caixa

#Finanças #FluxoDeCaixa #Gestão #Contabilidade #Controladoria #Indicadores #NCG #Recebimentos #Pagamentos #FpMconsultoria #FpMserviços

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
© Finanças por Mulheres

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ