top of page
  • Foto do escritorFpM

Influenciadores Financeiros

Atualizado: 15 de abr.

Você segue algum influenciador financeiro? Se sim, quem? Qual sua rede social preferida?


Influência é o poder intangível que uma marca tem de provocar mudanças em comportamentos, ações ou opiniões, segundo a Ipsos (empresa especialista em pesquisa de mercado). Ser conhecido, não significa influência.


Influenciador digital está relacionado com os seguidores com quem se compartilha conteúdo e seu engajamento.


A Anbima (Associação Brasileira das entidades do Mercado Financeiro) com apoio do IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados) elaborou um mapeamento de influenciadores de investimentos, com perfil ativo em redes sociais, divulgada em 08/jun/21 (1a edição).


Metodologia da pesquisa: análise de postagens no período 23/set/20 a 05/fev/21

  • A palavra-chave para identificar os influenciadores foi “investimentos”.

  • Monitoração de 160 mil publicações em 4 redes sociais

  • Redes sociais: Twitter, Instagram, Facebook, Youtube

  • Youtube foi a rede social utilizada para definição de temas


Influenciadores do mercado financeiro

A pesquisa identificou 591 perfis, pertencendo a 266 atores, ou seja, os influenciadores podem ter mais de um perfil, e utilizar mais uma rede social.


Quanto ao número de seguidores, a pesquisa dividiu o alcance por cada rede social separadamente, sem somar, decisão que evita dupla contagem de seguidores.


A área financeira é complexa e abrangente. Cada influenciador tem um estilo, tipo de conteúdo, e comportamento na rede social. A pesquisa os distribuiu em 11 categorias, sendo que os atores não são necessariamente pessoas, podem ser marcas (empresas).


Os cinco assuntos mais procurados, baseado no Youtube, quatro estão relacionados com bolsa de valores, um com criptomoeda. Educação Financeira seria o sexto tema. Resultado que faz sentido, tendo em vista que:

  • A pesquisa se baseia no termo "investimento"

  • Período em que foi aplicada, quando produtos de investimentos mais tradicionais perderam para a inflação, momento que propiciou a busca de novos produtos.

  • Pandemia, com mais pessoas em home office

Este movimento foi sentido com a entrada de novos investidores na bolsa.

 

Optamos neste artigo por não citar nomes, nem recomendar, por não conhecermos o trabalho da maioria. Se quiser saber quem são, um pouco de suas trajetórias, disponibilizamos alguns links.


Importante!

Se decidir seguir algum influenciador, fique atento ao perfil. É fundamental verificar se tem conhecimento para tratar do assunto, e se existe conflito de interesse. Lembrando que popularidade não é sinônimo de qualidade.

Sempre se informe bastante antes de investir, procure mais de uma opinião. Na dúvida, contrate um especialista independente para ajudar.

 

Fonte da Imagem: (1) Pesquisa por Freepik, (2) Mídia social por freepik

 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page