Inovação e Gestão de Investimento em TI

por Celina Gomes para BlogFpM.


Numa época em que se fala de inovação e disrupção, um assunto com menos apelo, mas não menos importante, se impõe: a manutenção de sistemas legados, aqueles sistemas que sustentam o dia a dia da empresa, dos negócios existentes.



Estes sistemas muitas vezes estão escritos em linguagens que não são mais usadas em novas aplicações, e envolvem muitos riscos, tais como suporte de fornecedores e falta de profissionais que saibam fazer sua manutenção.


Frequentemente estes sistemas ainda são responsáveis por garantir boa parte da receita atual da empresa, composta principalmente por produtos tradicionais. Logo, um dos desafios do gestor de Tecnologia da Informação é balancear o investimento entre a infraestrutura de hardware e software que sustenta a receita atual e aquele que vai alavancar os produtos que gerarão as receitas futuras.


A falta de equilíbrio nesta decisão e a falta de investimentos na operação atual podem levar a falhas constantes na operação que sustenta a empresa, com consequentes impactos financeiros e de imagem da organização.

Fonte da Imagem: Manutenção de sistema Legado

#Tecnologia #SistemasLegados #Sistemas #Custos #Gestão #CelinaGomes

6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo