top of page
  • Foto do escritorFpM

Selo de Indicação Geográfica

Quando qualidade e tradição se encontram em produtos de determinada região, com vários produtores, surge a indicação geográfica (IG) que se divide em procedência ou origem.


Indicação de procedência significa o reconhecimento de determinada região pela extração, produção ou serviço prestado. No Brasil um exemplo são os queijos da Serra da Canastra.


Denominação origem (DO), é mais amplo que procedência, considera a influência do “terroir” (meio geográfico), que são um conjunto de fatores que afetam as características do produto. A localização (latitude, longitude, altitude) é apenas uma delas. Abrange fatores humanos (conhecimento) e naturais como solo, clima, relevo, chuva, entre outros.


São mais de 10 mil indicações geográficas registradas no mundo

Na França, os vinhos são classificados pelo terroir (meio geográfico), em vez do tipo de uva. Exemplos famosos? Champagne e Bordeaux.


No Brasil ainda são poucas indicações geográficas (IG) considerando o grande potencial. Em dez/21, apenas 88 eram registrados no INPI (Instituto Nacional de Propriedade industrial), passando para 100 em dez/22:


A 1ª indicação de procedência do Brasil se deu apenas em 2002 para o Vale dos Vinhedos no RS, pela produção vinhos tintos, brancos e espumantes. O estado com maior IGs é Minas Gerais (13) , seguido do Rio Grande do Sul (12), em 3º lugar se encontra o Paraná (9).


Qual a vantagem?

Indicações geográficas protegem os produtores de uma região, dando valor e movimentando a economia. As vantagens são amplas, geram relação de confiança com os consumidores, preservam a biodiversidade, diferenciam os produtos e estimulam o turismo.


Os selos brasileiros de indicação geográfica – uma certificação concedida pelo INPI - foram lançados em nov/ 2021. Um passo importante para reconhecimento e valorização dos produtos, no Brasil e no Exterior, movimentando ainda mais a economia dos locais onde são produzidos. São gratuitos e uso restrito a quem tem registro no INPI.

 

Fonte da imagem: (1) Wix Map in Grass (2) Selo Origem e Selo Procedência

 
18 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page