top of page
  • Foto do escritorFpM

Lawtechs

Atualizado: 30 de jun. de 2021

Legaltechs ou Lawtechs são startups que criam produtos ou serviços de base tecnológica para melhorar o setor jurídico. A maioria apresenta soluções que visam facilitar a rotina, com soluções que aumentam a eficiência dos advogados, escritórios de advocacia e até mesmo departamentos jurídicos de empresas.


A evolução deste setor deu-se também a partir da modernização do setor judiciário, através da implantação de processos e petições eletrônicos.


Existem desde softwares de gestão para advogados até plataformas para conectar clientes e advogados, onde o cliente pode escolher o profissional mais adequado a seu caso.

LawTech - LegalTech - Direito e Tecnologia

O desenvolvimento do setor é tão grande, que já existe a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs. Segundo ela, existem no Brasil mais de 50 startups jurídicas. No mundo temos mais de 1.500!


Para entendermos melhor a abrangência destes serviços, vamos mostrar algumas aplicações práticas:

  • Automação e gestão de documentos – com a informatização de contratos e documentos, fica mais fácil fazer sua gestão, acompanhamento de vencimentos, datas de reajuste e recuperação de documentos.

  • Atualização de conteúdos jurídicos – sabemos que este meio é extremamente dinâmico, com a publicação de novas leis, decretos, decisões, resoluções e jurisprudências. Através destes softwares, os advogados conseguem estar sempre atualizados.

  • Monitoramento de dados públicos – atualizações automáticas de processos através de interfaces com os índices de atualização dos diversos tribunais, andamento de processos, documentos de cartórios etc.

  • Gestão de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas – com a organização dos processos e contratos, a gestão é facilitada, aumentando a produtividade e até mesmo o faturamento e controle.

  • Resolução de conflitos on-line – já existem softwares de mediação, arbitragem e negociação de acordos. Grandes empresas que possuem muitas reclamações de consumidores, por exemplo, têm se utilizado desta ferramenta para agilizar as soluções com os clientes.

  • Uso de robôs virtuais, semelhantes ao buscador do Google, para ler documentos jurídicos e criar resumo dos textos.

Mais uma vez vemos a tecnologia facilitando a rotina de trabalho de uma categoria profissional, fazendo com que seu tempo seja otimizado, permitindo o maior foco nas análises e estudos de casos, oferendo melhores soluções para seus clientes.

 

Conheça outros segmentos de startups que publicamos no blog: Fintech e Edtech

 

Fonte da Imagem: Lawtech

 
41 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page