top of page
  • Foto do escritorFpM

Marketing Mudou com a Tecnologia

O Marketing é mais uma área atingida pela tecnologia, passando por grandes transformações com o advento das compras via internet, o e-commerce. Mais recentemente o impacto no marketing se deu com a popularização dos dispositivos móveis (mobile em inglês) e consequente aumento da participação do m-commerce.


Nos EUA, em 2019, o e-commerce representou em torno de 16% das vendas do varejo, sendo que destas mais de 40% foram realizados pelo celular. A expectativa é que continue crescendo a importância dos dispositivos móveis, que na China atingiu desde 2015 mais de 50% das vendas.


Além do impacto no e-commerce, o mobile se integrou à experiência de compra do consumidor. Segundo pesquisa da Deloitte, em 2019 a atividade mais realizada em smartphones no Brasil é a pesquisa sobre produtos e serviços.

Outro impacto dos dispositivos móveis é na forma de pagamento (m-payment). Na China, em 2019, a adesão a este meio de pagamento atingiu 80%.

Neste novo modelo de comercialização, o marketing precisa se reinventar. São muitas formas e ferramentas novas para atingir o consumidor.


O mobile ainda tem a vantagem de facilidade de monitoramento: seus dados têm precisão em métricas não disponíveis em outros canais, que fundamentam decisões estratégicas e gerenciais.

Realizar a ação certa na hora certa e no lugar certo, é o contexto que guia a eficácia do Mobile Marketing. Empresas orientadas por dados (data-driven) têm obtido resultados incríveis com a análise dos dados.

Resumindo, o impacto do mobile é muito maior que um equipamento, é uma nova mentalidade, um novo paradigma, pautado pela conectividade e conveniência.


Com certeza a crise da COVID19, com a quarentena e isolamento social, acelerou este processo de compra por e-commerce de um jeito não previsto. O que era uma tendência virou realidade. O marketing precisa cada vez mais estar orientado a este consumidor e aos avanços da tecnologia.


Como nossos leitores e clientes sabem, Marketing não é a especialidade das fundadoras do #blogFpM – Finanças por Mulheres. Com tantas transformações ocorrendo temos nos dedicado a estudar o tema, e buscar parcerias qualificadas, para integrar com a estratégia dos nossos clientes.

 

Fonte da Imagem: Wix Unplash Live Richer

 
20 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page