top of page
  • Foto do escritorFpM

Mercado de Trabalho em Tecnologia de Informação

por Celina Gomes para FpM.


Com o aprofundamento da crise econômica dos anos 2014 a 2016 no Brasil, e com o crescimento ainda baixo em 2019 e o previsto para 2020, vemos o mercado de trabalho com dificuldade de se recuperar.

Ocorre que existem segmentos que não sentem a crise e onde há carência de mão de obra , como a Tecnologia da Informação.

As explicações são várias, desde as deficiências no ensino, levando menos pessoas a investirem em carreiras tecnológicas, quanto à dificuldade dos cursos de atualizarem seus currículos com a velocidade do desenvolvimento das novas tecnologias.


Assim, o mercado está menos exigente em relação ao curso superior e valorizando certificações, no caso de atuação específica em algumas soluções.


Mercado de tecnologia da informação

A notícia que o unicórnio Nubank, publicada na imprensa no início de janeiro/20, adquiriu uma empresa de software com o objetivo de garantir a evolução de seu produto, reflete esta realidade de carência de mão de obra.

Na transformação digital, tão falada atualmente, o software não participa apenas do financeiro ou de atividades de apoio. Ele é a espinha dorsal do negócio. Assim, toda empresa é uma empresa de software.

Embora haja empresas brasileiras ainda longe deste movimento, entendemos que é um movimento irreversível, e que exige tanto uma visão estratégica para anos futuros quanto medidas para solucionar a defasagem atual.

 

Fonte da Imagem Wix technology coding

 
16 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page