top of page
  • Foto do escritorFpM

Monitoramento dos Negócios

Atualizado: 22 de ago. de 2020

Momentos de crise sempre despertam nas empresas a necessidade de aprimorar seus controles e as ferramentas de avaliação de performance. Todos os negócios, pequenos ou grandes, precisam vender seus produtos ou serviços e obter resultado positivo para garantir sua sobrevivência e longevidade.


Vivenciamos também a necessidade de se gerenciar os riscos, que ajudam a reduzir surpresas e prejuízos operacionais, identificando previamente alternativas, que podem até mesmo se transformar em oportunidades.


Monitoramento do Desempenho de um Negócio

Algumas vantagens do monitoramento do desempenho de um negócio:

  • melhorar a integração entre planejamento, orçamento, gerenciamento de desempenho e sistemas de remuneração. Quanto mais conhecermos a operação, teremos mais elementos para a avaliação de estratégias de crescimento e otimização do lucro, avaliando a contribuição dos produtos atuais e de novos produtos.

  • dar suporte à tomada de decisões, inclusive de alocação de recursos e investimentos.

  • aumentar a delegação aos gestores, atribuindo responsabilidades e cobranças claras e mensuráveis.

  • mantem a atenção nos valores dos clientes e funcionários, mantendo coerência entre propósito e ações do dia a dia.

Atualmente temos inúmeros indicadores de desempenho e a escolha daqueles mais adequados à realidade da empresa é essencial.

Não se pode prescindir de um orçamento anual e seu respectivo acompanhamento real mensal nem do fluxo de caixa, de preferência diário.

Em tempos de recursos escassos, a gestão dos recebimentos e pagamentos se tornou prioridade. A qualidade dos dados contábeis é uma grande aliada dos relatórios gerenciais e permite que sejam calculados outros indicadores valorizados pelo mercado, usados para obtenção de linhas de crédito e na relação com fornecedores, servindo também para a avaliação da empresa, que pode ser um bom ativo para investidores.


O uso das redes sociais e de ferramentas de interação com os clientes passaram a ser obrigatórios como elementos do marketing. É possível obter inúmeros dados, que facilitam o conhecimento do comportamento do consumidor, direcionando investimentos em novos produtos, novas estratégias de comercialização, propaganda promoções etc.


Market share, retorno dos investimentos em marketing, novos clientes, inadimplência, comparação de preços/valor agregado de seu produto com os concorrentes e o prazo médio de rotação dos estoques, são alguns indicadores de marketing e vendas importantes para a gestão eficiente de recursos.


Na linha de produção, destacamos o controle de perdas e a busca por inovação, visando tanto a redução de custos quanto à revitalização do produto e do próprio negócio.


Destacamos ainda a gestão e capacitação de pessoas, principal ativo de qualquer empresa. A consolidação da cultura e dos propósitos da organização, a adoção de código de ética e conduta que direcionem estes valores, sistemas de avaliação com métricas justas e mensuráveis, plano de sucessão para executivos-chave, treinamento das equipes visando o desenvolvimento e a busca de novos talentos, contribuem para a retenção e desenvolvimento de equipes motivadas e produtivas.


Não podemos deixar de lado os indicadores de sustentabilidade. Cada vez mais, fatores como a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social são levados em conta pelos consumidores de bens e serviços em todo o mundo.


Podemos ver que existem inúmeras ferramentas de monitoramento de desempenho. A escolha daquelas relevantes para seu negócio é a chave para o sucesso e para a longevidade, pois ao monitorar o presente construímos as bases para um futuro próspero!


Em caso de dúvida entre em contato conosco, podemos ajudá-los!

 

Fonte da Imagem: monitoração

 
36 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page