top of page
  • Foto do escritorFpM

NEXUS - PIX Internacional

Imagina viajar e fazer os pagamentos com transferência instantânea? Sem precisar de cartão de crédito ou carregar papel moeda? Esta realidade está próxima....


Em torno de 60 países no mundo já desenvolveram sistemas de pagamento instantâneo. O Brasil tem o PIX desde 2020. Consegue visualizar um mundo integrado? Estamos diante de uma grande inovação, o NEXUS.


NEXUS é o sistema que vai permitir transações entre países com moedas diferentes em até um minuto, sendo desenvolvido pelo Bank of International Settlements (BIS), o Banco Central dos Bancos Centrais, com sede na Basileia – Suíça.


O sistema já está em fase teste efetuados pelo Banco da Itália entre os sistemas de pagamento da Malásia, Cingapura e Zona do Euro. A implementação do sistema é um processo complexo e custoso pois envolve a ligação entre vários países. Por exemplo, (dois) países precisam de apenas um link, 4 (quatro) países exigem 6 (seis) links.


Os desafios para desenvolvimento da ferramenta passam por fatores técnicos, econômicos e políticos, como:

· Conversão de moedas (definição do valor da moeda)

· Regras que evitem pagamentos ilícitos

· Línguas diferentes dos sistemas envolvidos

Fonte da imagem: https://youtu.be/wED3i_4spP8?t=99 minuto 1:39
Fonte da imagem: https://youtu.be/wED3i_4spP8?t=99 minuto 1:39

No Brasil a mudança das normas cambiais promulgadas em 28/dez/21 abriu caminho para o PIX Internacional. A previsão é que a modalidade seja disponibilizada até 2023. Ainda não foi informado como serão os procedimentos, prazos de compensação, conversão de moedas e pagamento das movimentações.


Vamos torcer para que venha logo!

 

Fontes da Imagens:

(1) coins-paper-money-globe-white-statistic-form-background by xb100 on Freepik

 
13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page