top of page
  • Foto do escritorFpM

Para que Servem Robôs?

por Celina Gomes para FpM.


A resposta para que servem robôs é: para inúmeras atividades, seja em hospitais, fábricas, trabalhos domésticos.


Mas vamos nos ater ao mundo corporativo, em especial ao impacto e aos benefícios que pode gerar nas áreas financeira e administrativa das empresas.


A principal função é automatizar funções repetitivas executadas por pessoas, tais como preencher planilhas, obter dados de sistemas e executar funções previamente definidas.


Como exemplo podemos citar a cobrança de faturas atrasadas. Pode-se programar o robô para executar os seguintes passos:

  1. Consultar as faturas em atraso,

  2. Obter os dados cadastrais do cliente,

  3. Enviar e-mail com a cobrança,

  4. Enviar SMS,

  5. Registrar as ações em outro sistema

Assim como o exemplo acima, existe uma infinidade de processos que podem ser automatizados e executados com maior velocidade.


Robo em finanças, administração, atendimento ao cliente

Existem 2 siglas normalmente usadas: a RDA (Robotic Desktop Automation) e a RPA (Robotic Process Automation). RDA diz respeito a um robô executando tarefas em uma estação de trabalho e normalmente apoia um funcionário específico. O RPA automatiza o processo inteiro.


Existem soluções de RPA bastante maduras e difundidas no mercado. O desafio é usar a robotização como a melhor solução técnica e não como “bala de prata*” para automatizar processos que mereceriam uma revisão.

 

* Bala de prata é uma metáfora muito utilizada em tecnologia que indica uma solução simples para um problema complexo.

 

Outra questão que se apresenta é a governança dos robôs e os aspectos ligados à Segurança da Informação. Robôs são softwares, mas ao mesmo tempo substituem atividades antes executadas por pessoas que, ao acessar sistemas, têm responsabilidade sobre as tarefas aí executadas. Uma cuidadosa análise sobre papéis, responsabilidades, perfis de acesso a sistemas e tratamentos de erros e exceções precisa ser feita.


Logo, vemos que, assim como diversas outras questões ligadas à Tecnologia existe um forte componente de gestão e responsabilidade nas tomadas de decisão para automação das tarefas.

 

Fonte da Imagem: Impacto dos Robôs

 
263 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page