• FpM

Pitch, Ferramenta de Apresentação

Atualizado: Jun 6

Pitch, do inglês, em livre tradução significa arremesso, lançamento, termo muito associado ao baseball, esporte popular nos Estados Unidos.

Em negócios é uma ferramenta de apresentação, cada vez mais difundida, para “lançar” um produto ou serviço, despertando o interesse de investidores.


Investidores, sabemos, têm muitas ofertas e pouco tempo disponível. Por este motivo, a ferramenta é muito aplicada em "rodadas de startups", por empreendedores em busca de capital.

Pitch se caracteriza por ser uma apresentação rápida, com tempo médio de duração entre 3 e 5 minutos, podendo chegar a 20 minutos.


O conceito é que o projeto quando é bom “se vende” em poucos minutos. A ideia é ganhar atenção dos investidores, “abrir as portas”, conseguir agendar uma reunião.


A apresentação (pitch deck) costuma ser apoiada por programas de apresentações gráficas, sendo o Powerpoint* o mais utilizado, e também outros disponíveis no mercado como Keynote ou Prezi.


Os passos do pitch deck variam de acordo com a maturidade do projeto, perfil do público, e tempo disponível para apresentar, que costuma ser fixado pelo evento.


A recomendação é que o conteúdo tenha entre 10 e 20 páginas*. De forma geral a apresentação contém os seguintes elementos:

(1) Composição da Equipe: dados dos empreendedores e do time

(2) Problema a ser resolvido

(3) Solução inovadora (produto, negócio)

(4) Produto (protótipo)

(5) Mercado: estimativa, clientes potenciais, como conquistar

(6) Competição

(7) Modelo de negócios: estratégia e planejamento financeiro

(8) Necessidade de investimentos

(9) Dados de contato


Um pitch é considerado bem-sucedido quando um investidor se interessa pelo negócio.

Muitas empresas levantaram milhões com esta técnica, entre elas Youtube, Uber, Airbnb, Linkedin e o Facebook. O pitch de algumas delas estão disponíveis na WEB.


No Brasil, segundo a Launchway Media, empresas que levantaram mais de US$ 1 milhão até junho 2017 são Mandaê, Nubank, GetNinjas, Ifood. O pitch destas empresas está disponível no link acima. Vale a pena, conferir! O que você acha? Teria apostado nestas empresas?

* Conheça a regra 10/20/30 para o powerpoint de Guy Kawasaki, 2005, texto em inglês.

Fonte da Imagem: Pitch

#Pitch #Apresentação #Startup #Empreendedorismo #PlanoDeNegócios #Administração

Brasil

 

   SP (11) 3637-5702

   RJ (21) 2523-3608

Todos Direitos Reservados

Desenvolvido em WIX por Finanças por Mulheres

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Campo Belo - SP

 Ipanema - RJ