Planejar significa pensar no futuro, na estratégia, que pode ser de curto, médio ou longo prazo. A controladoria tem a função de aferir o ocorrido, ou seja, verificar e explicar se o que foi planejado foi realizado e o motivo das diferenças, que podem ter sido abaixo ou acima da expectativa.
A controladoria muitas vezes é confundida com contabilidade financeira, que tem um papel muito importante, só que a controladoria é muito mais ampla.
A controladoria pode ser vista como a área responsável em criar os mecanismos de alinhamento e controle para a estratégia, portanto, antes da área de controladoria é preciso ter estratégia definida, ao menos de curto prazo, que se confunde com o orçamento anual.
Uma característica importante é que a Controladoria é uma área de suporte para os tomadores de decisão. Seu poder está na elaboração e detenção da informação. Se os dados forem mal apurados e/ou as informações manipuladas podem induzir a decisões que prejudiquem a organização, consequentemente todos os stakeholders, no longo prazo.
Vamos ver algumas funções da controladoria?
Projetar sistemas de controle
Analisar as demonstrações financeiras geradas pela contabilidade financeira e gerencial, tanto na visão consolidada, como por unidade de negócios e também em níveis menores, por exemplo: por produto, ou por divisão de acordo com a necessidade da empresa
Preparar relatórios financeiros e não financeiros
Supervisionar procedimentos contábeis e de auditoria interna e externa
Outra função importante da controladoria é dar condição à implementação de boa governança corporativa, que se baseia em 4 pilares:
Transparência – as informações são disponíveis de forma clara para todos os interessados
Equidade – cuidar todos os envolvidos da mesma forma
Prestação de contas – com clareza
Responsabilidade Corporativa - cuida da longevidade da organização, meio ambiente, relacionamento governamental
Por último gostaríamos de citar a importância da Controladoria no comportamento humano. O controle gerencial é fundamental para a congruência de objetivos de todos os membros da organização, ou seja, que sigam o planejamento estratégico definido pela alta direção, além de reduzir fraudes e corrupção.
Uma empresa com uma área de planejamento e controle organizada reduz sensivelmente o risco do negócio. As diferenças tanto para um resultado maior ou para menor indicam novos rumos a serem tomados.
Nós do Finanças por Mulheres podemos ajudar a implementar a área de planejamento e controle na sua empresa. Fale conosco!
Fonte da Imagem: Reunião de Controladoria
Comments