top of page

Segurança de Sistemas - Integridade de Dados

por Celina Gomes para BlogFpM.


Normalmente temos abordado o assunto da segurança das informações sob o ponto de vista de invasões de hackers, levando a um uso indevido de nossas informações. Este aspecto tem ganhado relevância com notícias de vazamentos de dados, e o aumento do comércio eletrônico devido à pandemia.


Outro aspecto não menos importante é a garantia da integridade e disponibilidade de dados.

Integridade de Dados

Sistemas de informação são suportados por bases de dados e aplicações, o software, instalados em equipamentos, o hardware. É necessário ter cópias, ou back-up dos dados, com rotinas de fácil recuperação, no caso de a base principal falhar. E o hardware precisa ter redundância, a ser acionada em caso de falha. Idealmente estes recursos devem ser transparentes para o cliente da informação, seja ele o cliente interno da corporação, ou público, no caso de sites.


Caso a falha precise ser tornada pública, igualmente importante é a comunicação clara levando em conta 3 aspectos: o que ocorreu e é sabido até o momento, o que está sendo feito, e a expectativa de restauração à situação de normalidade. Em termos de prestação de serviços, devem sempre estar formalizados os acordos de nível de serviços (SLA, na sigla em inglês) entre contratante e contratado.


Isso nos remete à notícia de julho/21 de indisponibilidade da plataforma Lattes, que é o sistema de informação que centraliza a base curricular, grupos e instituições de pesquisa no Brasil. É mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é uma referência no meio acadêmico. Foram dias de indisponibilidade, sem que os principais usuários conseguissem consultar ou atualizar dados.


Em comunicado, o CNPq divulga as causas e ações tomadas, porém a continuidade da indisponibilidade e a demora na comunicação podem gerar rumores indesejados e comprometer a confiabilidade de que as informações estão seguras, ou seja integras e disponíveis. E estes são aspectos fundamentais em um mundo cada vez mais digital.


 
 

26 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page